Descoberta de Fóssil de Lagarto Antigo
Um fóssil de lagarto com características únicas foi descoberto recentemente, datando de cerca de 167 milhões de anos. A espécie, denominada Breugnathair elgolensis, apresenta uma combinação de traços que a torna um ancestral possível de cobras e lagartixas, apesar de suas relações evolutivas distantes.
A pesquisa, liderada por cientistas do Museu Americano de História Natural, Museus Nacionais da Escócia, França, África do Sul e da University College London, revelou que o fóssil tem uma mandíbula e dentes curvos semelhantes aos de pítons atuais, mas seu corpo e membros são mais parecidos com os de um lagarto.
Características do Breugnathair elgolensis
Algumas das características notáveis do Breugnathair elgolensis incluem:
- Mandíbula e dentes curvos semelhantes aos de cobras;
- Corpo e membros semelhantes aos de lagartos;
- Comprimento de cerca de 40 centímetros, desde a cabeça até a cauda.
De acordo com Roger Benson, principal autor do estudo, “o Breugnathair possui características semelhantes às das cobras nos dentes e mandíbulas, mas, em outros aspectos, é surpreendentemente primitivo”. Isso sugere que os ancestrais das cobras podem ter sido diferentes do que se esperava, ou que hábitos predatórios semelhantes aos das cobras evoluíram separadamente em um grupo primitivo e extinto.
Implicações da Descoberta
A descoberta do Breugnathair elgolensis tem implicações significativas para a compreensão da evolução dos lagartos e cobras. A equipe de pesquisa não chegou a uma conclusão definitiva sobre se o animal é ancestral de cobras ou lagartos, mas uma das hipóteses é que a espécie seja um predecessor de todos os lagartos e cobras.
Com essa descoberta, os cientistas estão mais animados do que nunca para continuar explorando e descobrindo mais sobre a origem das cobras e dos lagartos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link