Previsões de Cibersegurança para 2026
A Kaspersky apresentou seu Prognóstico de Cibersegurança 2026, destacando as principais tendências que as empresas devem estar preparadas para enfrentar. Entre os pontos mais importantes, estão o uso ilegal da inteligência artificial (IA) e o aumento de trojans bancários com foco no WhatsApp.
Os especialistas da Kaspersky identificaram que o uso de deepfakes e IA para prática de engenharia social em golpes será uma das principais tendências de cibersegurança em 2026. Além disso, a empresa prevê um aumento no uso de trojan bancários em golpes no WhatsApp, aproveitando-se de uma falha de segurança do aplicativo de mensagens da Meta.
Principais Tendências de Cibersegurança
- Aumento do uso de deepfakes e IA para prática de engenharia social em golpes
- Trojans bancários com foco no WhatsApp
- Ataques a pagamentos NFC (Near Field Communication)
- Crescimento de infostealers regionais
- Malware de IA agêntica, que usa a IA para analisar o ambiente digital e realizar ataques personalizados
Diante dessas tendências, as empresas devem estar preparadas para enfrentar desafios significativos em termos de cibersegurança. A Kaspersky destaca a importância de promover uma cultura de segurança para além das ferramentas tecnológicas, educando os funcionários sobre como se portar no ambiente online e evitar que dados sensíveis da empresa sejam comprometidos.
Além disso, as empresas devem investir em medidas efetivas de prevenção, como a implementação de antivírus e firewalls, e realizar testes constantes para estar sempre preparadas para qualquer situação que comprometa a integridade dos sistemas corporativos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link