Intel Declara Guerra à AMD nos Portáteis
A Intel revelou, durante a CES 2026, que está trabalhando ao lado de grandes fabricantes para levar os processadores Panther Lake aos consoles portáteis. Isso inclui acordos com companhias como Acer, GPD, MSI, OneXPlayer e outros. O objetivo é claro: retomar a liderança no mercado de consoles portáteis, que atualmente é dominado pela AMD.
A AMD tem seus chips equipados em quase todos os dispositivos do gênero, incluindo o Steam Deck, Lenovo Legion Go e ASUS ROG Ally. A companhia também criou CPUs próprias para este tipo de videogame, como o Ryzen Z1 e Z2, que combinam gráficos de ponta com alto desempenho. No entanto, a Intel está determinada a mudar isso com a sua nova linha de processadores Panther Lake.
Desempenho e Parcerias
De acordo com as declarações da Intel, os processadores da linha Panther Lake podem entregar processamento gráfico 75% mais rápido em 25 W em comparação ao Core Ultra 9 288V com iGPU Arc 140V, da geração passada. Isso é um grande salto em termos de desempenho e pode ser um grande atrativo para os consumidores. Além disso, a Intel está trabalhando em parceria com grandes fabricantes para garantir que os consoles portáteis com os processadores Panther Lake sejam lançados no mercado.
Algumas das empresas que já anunciaram parcerias com a Intel incluem:
- Acer
- GPD
- MSI
- OneXPlayer
Essas parcerias são fundamentais para que a Intel possa alcançar seu objetivo de retomar a liderança no mercado de consoles portáteis. Com a combinação de desempenho superior e parcerias sólidas, a Intel está bem posicionada para desafiar a AMD e conquistar uma maior fatia do mercado.
Além disso, a Intel também está focada em melhorar a eficiência energética dos seus processadores, o que é fundamental para os dispositivos portáteis, como os notebooks e consoles portáteis. Com a nova linha de processadores Panther Lake, a Intel está oferecendo uma solução mais eficiente e poderosa para os consumidores.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link