Veja também creatine, suplemento, creatina.
Institutos de Saúde do Brics Propõem Fortalecimento de Parcerias
Os institutos nacionais de saúde dos países que compõem o Brics estão se reunindo no Rio de Janeiro para discutir a intensificação de parcerias técnicas e científicas. O objetivo é combater problemas comuns existentes e fortalecer a preparação para eventuais futuras emergências. A reunião é organizada pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, que é o representante brasileiro.
A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, destacou a importância da união de países na área de saúde, especialmente em um momento em que o financiamento de programas internacionais de saúde está sendo interrompido. Ela também mencionou a Parceria pela Eliminação de Doenças Socialmente Determinadas, firmada em julho, como um princípio norteador para o trabalho conjunto dos institutos.
Doenças Socialmente Determinadas
As doenças socialmente determinadas são influenciadas por fatores sociais, econômicos e ambientais, como a desigualdade, a falta de saneamento e a dificuldade de acessar serviços médicos. Exemplos dessas doenças incluem a tuberculose, a doença de Chagas, a malária e as hepatites virais. A combinação de fatores como a pobreza e a falta de acesso a serviços de saúde pode levar a uma maior incidência dessas doenças em populações mais vulneráveis, tornando a viagem em busca de tratamento ainda mais difícil.
- Tuberculose
 - Doença de Chagas
 - Malária
 - Hepatites virais
 
Outro grande foco é combater a desigualdade de acesso a insumos, tratamentos e inovações, que é desfavorável aos países em desenvolvimento. A vice-presidente de Saúde Global e Relações Internacionais da Fiocruz, Lourdes Oliveira, enfatizou a importância de ampliar o acesso à saúde e à capacidade local, inclusive de produção, para fortalecer a soberania nacional dos diferentes países.
Este conteúdo possui links de compra.