Instagram Desmente Mito sobre Escuta de Conversas
O chefe do Instagram, Adam Mosseri, veio a público para esclarecer que a rede social não escuta as conversas dos usuários pelo microfone do celular para mostrar anúncios. Em um vídeo publicado no seu perfil, Mosseri reiterou que isso não acontece e quis “acabar com o mito” que tem gerado dúvidas entre os usuários.
Essa dúvida é comum, pois em alguns momentos, o Facebook e o Instagram parecem “ler a mente” das pessoas e sugerir conteúdos que vão de acordo com as conversas. No entanto, a Meta (então Facebook) nega a prática há muitos anos. Mosseri enfatizou que “nós não escutamos você” e que “nós não usamos o microfone para escutar você”, acrescentando que essa medida seria “uma violação grave de privacidade” e acabaria com a bateria do celular.
- Os anúncios do Instagram são precisos porque o usuário pode ter interagido com algum conteúdo sobre o tema ou pesquisado por itens parecidos na internet.
- As recomendações podem surgir com base no que os amigos ou pessoas com interesses parecidos também gostam.
- Os sistemas atuais dos celulares indicam quando o microfone ou a câmera estão em uso, e o usuário precisa habilitar o acesso ao componente pelo aplicativo.
Além disso, a Meta vai recomendar conteúdos e anúncios com base nas interações com o assistente Meta AI. Ao fazer prompts sobre um tema específico, os algoritmos no Facebook e no Instagram podem sugerir posts relacionados. Essa medida entra em vigor a partir de 16 de dezembro deste ano, e a Meta vai avisar todos os usuários sobre a mudança com notificações e alertas por e-mail.
É importante lembrar que a privacidade dos usuários é uma prioridade para as redes sociais, e é fundamental entender como os algoritmos funcionam para evitar mal-entendidos. Com essas explicações, o Instagram busca tranquilizar seus usuários e garantir uma experiência segura e personalizada.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link