bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:20
Temperatura: 0.1°C
Probabilidade de chuva: 3%

Estimativa de Novos Casos de Câncer de Mama no Brasil em 2025

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou recentemente a publicação “Controle de câncer de mama no Brasil: dados e números 2025”, que fornece informações detalhadas sobre a incidência, mortalidade, fatores de risco, prevenção, acesso a exames e tratamento do câncer de mama no país.

De acordo com o Inca, o câncer de mama é a doença que mais mata mulheres no Brasil, com uma estimativa de 73.610 novos casos em 2025. Em 2023, foram registradas mais de 20 mil mortes pela doença no país. É importante notar que, entre 2020 e 2023, houve uma redução da mortalidade entre mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos.

Regiões com Maior Incidência e Mortalidade

O Sudeste é a região com a maior incidência da doença, enquanto Santa Catarina, no Sul, registra a maior taxa entre as unidades da federação. Em relação à mortalidade, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste lideram, com as maiores taxas em Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente.

A chefe da Divisão de Detecção Precoce e Organização de Rede do Inca, Renata Maciel, destacou que nos últimos 3 anos, o tempo entre o diagnóstico e o primeiro tratamento tem melhorado, com destaque na Região Sul, que tem o maior percentual de casos tratados em 60 dias.

  • A mortalidade em mulheres de 80 anos ou mais tem aumentado.
  • A mortalidade em idades mais jovens tem reduzido.
  • O maior percentual de mortes está na população entre 50 e 69 anos.

Importância do Rastreamento

Renata Maciel também enfatizou a importância de melhorar a cobertura do rastreamento, que é baixa no Brasil. O objetivo é aumentar essa cobertura para 70%, atualmente variando em alguns estados do Norte em torno de 5,3% e no Espírito Santo, de 33%.

O diretor do Departamento de Atenção ao Câncer do Ministério da Saúde, José Barreto, lembrou que o rastreamento e o diagnóstico precoce fazem parte da proposta do programa Agora Tem Especialista, lançado pelo governo federal, com o propósito de reduzir a fila de espera no tratamento.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link