bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:40
Temperatura: 5.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Icônica estátua de leão alado em Veneza, na verdade, é da dinastia Tang da China


Um leão alado feito de bronze adorna o centro da Praça de São Marcos, em Veneza, na Itália. Com seu primeiro registro datado do século 12, a origem da estátua ainda é desconhecida. Porém, pesquisadores da Universidade de Pádua encontraram evidências que sugerem que ela teria vindo da China e que parentes do explorador Marco Polo a teriam trazido de lá.
Leia mais notícias:
A escultura, agora esverdeada devido à oxidação do bronze, foi criada a partir da fundição de um minério de cobre extraído na bacia do rio chinês Yangtzé, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (4) na revista científica Antiquity. Reconhecido como um símbolo de Veneza, o leão alado teria viajado pela Rota da Seda para chegar na Itália.
Seguindo os rastros do leão
Os pesquisadores fizeram análises de diferentes partes da estátua e identificaram as proporções de isótopos de chumbo no bronze da escultura. O bronze é formado por ligas metálicas que integram materiais como o próprio cobre, além de estanho e chumbo.
Topo da cabeça do leão de Veneza indica que alguma parte, possivelmente os chifres, foi removida da escultura
B. M. Scarfi/Antiquity
Bancos de dados globais rastrearam a origem do minério até o rio Yangtzé, no leste da China. É uma região conhecida por grandes depósitos de ferro, zinco, ouro e cobre, sendo que um estudo anterior já havia mostrado que um artefato da Dinastia Shang (1600 a 1050 a.C.) tem as mesmas propriedades isotópicas de chumbo que o leão de Veneza.
Dessa vez, foi observado que a escultura de bronze apresentava semelhanças artísticas com estátuas guardiãs de túmulos da Dinastia Tang, que governou a China de 618 a 907 d. C. Esse tipo de monumento, chamado de zhènmùshòu, frequentemente retrata criaturas híbridas.
Um zhènmùshòu da Dinastia Tang, que apresenta semelhanças à estátua encontrada em Veneza
Lingtai County Museum, Pingliang/Clark Art Institute
Como o leão chinês foi parar em Veneza?
No século 13, a República de Veneza e seus mercadores controlavam rotas comerciais orientais. Uma explicação oferecida pelos cientistas sobre como o leão chegou até a Europa está ligada aos mercadores venezianos Nicolau e Maffeo Polo, pai e tio de Marco Polo. Eles cruzaram a Rota da Seda e chegaram à cidade que hoje é conhecida como Pequim.
É possível que, durante a viagem, os irmãos tenham se deparado com a estátua guardiã de túmulos que se assemelhava bastante ao leão alado de São Marcos, padroeiro da cidade de Veneza.
Uma diferença entre as figuras estaria nos chifres que a escultura aparenta ter possuído, mas que foram removidos, provavelmente para que ela se adaptasse melhor à imagem do leão de São Marcos.
De acordo com os pesquisadores, as relações sugeridas no estudo demonstram o poder e o alcance geográfico da República de Veneza durante a Europa medieval, assim como seu o mundo estava interconectado com culturas de outros continentes.