bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 09:16
Temperatura: -1.5°C
Probabilidade de chuva: 0%

Humano ou deepfake? Veja como não cair em golpes com IA

O uso de inteligência artificial (IA) para aplicar golpes está aumentando e preocupa especialistas em cibersegurança. Tecnologias como deepfakes e clonagem de voz já fazem parte da rotina de criminosos que utilizam recursos para se passar por parentes, colegas de trabalho ou representantes de empresas para enganar vítimas e roubar dinheiro ou dados pessoais.

Os deepfakes são mídias geradas por inteligência artificial, capazes de replicar rostos, vozes e movimentos de forma cada vez mais realistas. Criados por meio de técnicas avançadas de aprendizado de máquina, como redes neurais generativas, esses conteúdos reproduzem padrões visuais e sonoros com precisão.

O que são deepfakes e como funcionam?

Deepfakes são criados por meio de técnicas avançadas de aprendizado de máquina, como redes neurais generativas. Essas técnicas permitem que os criminosos criem conteúdos que sejam cada vez mais realistas e difíceis de distinguir do que é real.

Os criminosos encontraram nos deepfakes e na clonagem de voz ferramentas eficazes para aplicar golpes de alto impacto. Muitas fraudes começam com uma ligação ou mensagem urgente em que a voz clonada imita um parente pedindo dinheiro ou um gestor solicitando transferências financeiras.

Como se proteger de golpes com IA?

A primeira defesa é desconfiar de pedidos urgentes ou inesperados, especialmente quando envolvem dinheiro. Nenhuma decisão deve ser tomada sem verificar a veracidade da informação. Além disso, é importante:

  • Ativar a autenticação em duas etapas nas contas mais importantes;
  • Manter softwares atualizados;
  • Desconfiar de mensagens que criam urgência ou oferecem algo bom demais para ser verdade;
  • Usar senhas fortes e únicas;
  • Evitar Wi-Fi público para transações sensíveis;
  • Fazer backup regular de arquivos importantes.

Além disso, é importante estar ciente dos sinais que podem indicar que um conteúdo é um deepfake, como expressões faciais rígidas, movimentos labiais fora de sincronia, sombras inconsistentes ou piscadas de olho artificiais.

É fundamental estar sempre vigilante e tomar medidas para se proteger contra esses tipos de golpes. Com a ajuda da tecnologia e da conscientização, é possível reduzir o risco de ser vítima de golpes com IA.

Este conteúdo possui links de compra.

Fonte: link