bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:14
Temperatura: 9.1°C
Probabilidade de chuva: 100%

HSVP de Passo Fundo se Destaca em Mutirão de Cirurgias no RS

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo teve o melhor desempenho entre as instituições de saúde gaúchas que participaram do Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos, realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025. Foram atendidos pacientes que aguardavam na Fila de Espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias ginecológicas, pediátricas e ortopédicas de mão.

Os médicos Daniel Dalla Maria, Loisiane Figueiró, Flávia Elys Potrich, Gustavo Pileggi Castro, Gabriel Ifran Alves e Marcelo Barreto de Lemos atuaram no mutirão. O Dr. Gustavo Pileggi Castro destacou que a iniciativa foi extremamente positiva, especialmente diante da atual demanda de cirurgias, que supera o volume contratado pelo SUS. “Conseguimos beneficiar muitas pessoas. No nosso caso, da cirurgia pediátrica, 20 crianças saíram da fila de espera e foram operadas no mesmo dia”, destacou.

O ortopedista e traumatologista Dr. Marcelo Barreto de Lemos destacou que a cirurgia da mão possui alta demanda no SUS, tanto por traumas quanto por procedimentos eletivos, o que gera filas extensas. “Esse tipo de iniciativa é fundamental para reduzir o tempo de espera. Optamos por atender casos de síndrome do túnel do carpo, condição comum que afeta a qualidade de vida dos pacientes”, disse.

O superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, destacou que os pacientes contemplados foram chamados conforme a ordem de espera no SUS, nas especialidades ofertadas por cada instituição participante, sem qualquer influência do hospital na seleção. “Estamos muito felizes com o impacto do mutirão. Cada cirurgia representa uma nova chance de qualidade de vida para pessoas que, muitas vezes, aguardavam pelo procedimento”, disse.

As cirurgias eletivas foram realizadas por meio do Programa Agora Tem Especialidades, em parceria com a CMB, Ministério da Saúde, CONASS, CONASEMS, Governo Federal e Secretaria Estadual da Saúde do RS. O presidente da Federação, Vanderli de Barros, destacou que o mutirão mostra a força do trabalho coordenado em favor do SUS e da população.

  • Foram atendidos pacientes que aguardavam na Fila de Espera do SUS para cirurgias ginecológicas, pediátricas e ortopédicas de mão.
  • O mutirão foi realizado nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025.
  • O HSVP teve o melhor desempenho entre as instituições de saúde gaúchas que participaram do mutirão.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link