Tecnologia Inédita em Radioterapia Chega à América Latina
O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, apresentou uma tecnologia inédita em radioterapia na América Latina durante a Feitech, uma feira de tecnologia e inovação realizada no Rio Grande do Sul, Brasil. O equipamento, um acelerador linear Versa HD integrado ao sistema ExacTrac Dynamic, é o único com essa configuração em toda a América Latina e estará disponível para o tratamento de pacientes com doenças oncológicas e neurológicas.
A apresentação foi conduzida por uma equipe de especialistas, incluindo o médico radioterapeuta César Augusto da Silva, o físico médico Bruno Tonetto, o neurocirurgião Alex Roman, o diretor da Elekta Julio Cezar Paes de Lima e o diretor da Brainlab Brasil, Marcel Rodrigues da Silva. Eles destacaram as vantagens do equipamento, que incluem alta precisão, agilidade e segurança, permitindo aplicações milimétricas por meio da Dosimetria In Vivo, tecnologia que monitora em tempo real a dose de radiação administrada.
- O acelerador linear alia alta precisão, agilidade e segurança, possibilitando aplicações milimétricas por meio da Dosimetria In Vivo.
- A Mesa Hexapod 6D permite ajustes extremamente precisos no posicionamento do paciente, ampliando a eficácia e o conforto durante o tratamento.
- O equipamento estará disponível para todos os públicos, incluindo pacientes do SUS, particulares, de Passo Fundo, da região e até de outros estados.
O médico radioterapeuta César Augusto da Silva destacou o salto tecnológico que o novo equipamento representa, afirmando que “estamos diante do que há de mais avançado no mundo” e que a tecnologia “chega para cuidar do nosso bem mais precioso: as pessoas”. O neurocirurgião Alex Roman complementou, destacando o impacto também para além da oncologia, afirmando que a tecnologia “ampliará significativamente os benefícios aos pacientes” em doenças funcionais, como Parkinson, tremor essencial e condições de dor.
O físico médico Bruno Tonetto ressaltou o alcance da inovação, inédita na América Latina, e afirmou que o equipamento estará disponível para todos os públicos, com a expectativa de iniciar os primeiros tratamentos oncológicos em até 30 dias. Já os protocolos mais complexos, como os voltados a doenças neurodegenerativas, devem começar em 2026.
O diretor da Brainlab para a América do Sul, Marcel Rodrigues da Silva, destacou o pioneirismo do HSVP na adoção de tecnologia avançada em radioterapia e anunciou a realização de um curso mundialmente reconhecido na área de atuação do hospital. O diretor da Elekta, Julio Cezar Paes de Lima, destacou o caráter inovador da apresentação na Feitech e considerou o anúncio um marco para a radioterapia no Brasil.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link