bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 17:36
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Health Meeting: líderes da saúde discutem governança, colaboração e inteligência artificial em fórum de gestão

Health Meeting: Líderes da Saúde Discutem Governança, Colaboração e Inteligência Artificial

O 14º Workshop da Agenda Executiva em Saúde, realizado na PUCRS em Porto Alegre, reuniu lideranças do setor da saúde para discutir os principais dilemas estruturais e estratégicos do setor. A governança, colaboração e inteligência artificial foram os principais temas debatidos durante o evento.

A governança foi destacada como pilar essencial para a sustentabilidade das instituições de saúde. Jader Pires, diretor-geral da Santa Casa de Porto Alegre, enfatizou a importância de buscar a eficiência interna em um ambiente de pressão sobre preços e insumos. Paulo Roberto Barbosa Soares, diretor de Provimento de Saúde da Unimed Porto Alegre, destacou que a alta governança não se faz apenas de indicadores, processos e resultados, mas sobretudo de pessoas.

Outro tema importante foi a colaboração entre hospitais e operadoras. Daniela Medeiros, superintendente de Provimento de Saúde na Unimed Porto Alegre, comentou que o primeiro passo é corrigir o desnível que sempre existiu no sistema para mudar a lógica de competição. Oswaldo Balparda, diretor-geral do Hospital São Lucas da PUCRS, acrescentou que é fundamental aumentar o nível de confiança e trazer o paciente para o centro do debate.

A inteligência artificial também foi um tema debatido no evento. Fernando Torelly, vice-presidente da Regional Zona Sul do Rio de Janeiro da Rede D’Or, afirmou que a IA vai revolucionar o setor e que os profissionais de saúde precisam se adaptar e ter sede de aprendizado. Lara Sales Vieira, CEO do Pompéia Ecossistemas de Saúde, destacou que a IA vai criar novos postos de trabalho e que os profissionais de enfermagem devem registrar forte expansão nos próximos anos.

Além disso, a experiência do paciente foi um tema importante discutido no evento. José Miguel Dora, chefe do serviço de medicina interna do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, compartilhou como as intervenções no monitoramento e na comunicação entre equipes feitas na enfermaria se tornaram referência. Vania Röhsig, superintendente assistencial e de educação do Hospital Moinhos de Vento, trouxe exemplos do que a instituição agrega no seu dia a dia para melhorar a experiência do paciente.

  • Os principais temas debatidos no evento foram governança, colaboração e inteligência artificial.
  • A governança foi destacada como pilar essencial para a sustentabilidade das instituições de saúde.
  • A colaboração entre hospitais e operadoras é fundamental para mudar a lógica de competição.
  • A inteligência artificial vai revolucionar o setor e criar novos postos de trabalho.
  • A experiência do paciente é fundamental e pode ser melhorada com intervenções no monitoramento e na comunicação entre equipes.

O evento foi realizado pela HM Brasil Feiras e Congressos e pelo SINDIHOSPA, com patrocínio da Unimed Porto Alegre, Unicred Porto Alegre, Secretaria Estadual do Turismo e Sebrae.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link