bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:37
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Avanço na Saúde: HCI Investe em Cirurgia Robótica

O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) está prestes a se tornar um dos precursores da cirurgia robótica no Brasil, especialmente para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com a aprovação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), o hospital pode agora avançar com o projeto de aquisição de um robô cirúrgico de última geração.

O investimento total para a aquisição do equipamento é de aproximadamente R$ 13 milhões. O robô escolhido é o Da Vinci XI, considerado uma referência mundial em cirurgias minimamente invasivas. Essa tecnologia permitirá ao hospital oferecer procedimentos mais seguros, com menor risco de complicações, redução do tempo de internação, menor dor pós-operatória e maior preservação funcional, garantindo tratamentos mais eficazes e melhor qualidade de vida durante a recuperação.

Benefícios e Aplicações

As primeiras indicações contempladas pelo projeto incluem cirurgias para câncer de próstata e tumores de cabeça e pescoço. O HCI já está preparado para receber o robô, com uma área no Centro Cirúrgico praticamente finalizada. Isso consolida o hospital como um polo tecnológico de referência na região.

Segundo o presidente da instituição, Douglas Prestes Uggeri, o hospital está preparado para procedimentos de média e alta complexidade e busca constantemente novos equipamentos para garantir que a população da região tenha acesso às melhores tecnologias sem necessidade de deslocamento.

Investimentos em Oncologia

Nos últimos anos, o Pronon tem sido fundamental para impulsionar avanços importantes no HCI. Além do robô cirúrgico, a instituição adquiriu um PET-CT, conhecido como “supertomógrafo”, que oferece altíssima precisão na detecção de tumores. Outro investimento importante é o aparelho de Braquiterapia para o tratamento do câncer de colo do útero.

  • Adquição do robô cirúrgico Da Vinci XI para procedimentos minimamente invasivos.
  • Implantação do PET-CT para detecção de tumores com alta precisão.
  • Investimento em Braquiterapia para tratamento do câncer de colo do útero.

Empresas e pessoas físicas interessadas em contribuir para a aquisição do equipamento de cirurgia robótica podem realizar doações por meio dos incentivos fiscais do Pronon. Mais informações estão disponíveis pelo WhatsApp ou e-mail do hospital.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link