Halloween à brasileira: 6 contos de horror nacionais perturbadores
No melhor mês do ano para os fãs de horror, é hora de contradizer quem acha que no Brasil não são escritas grandes histórias assustadoras. O país tem uma extensa tradição de contos perturbadores, publicados por nomes bem conhecidos e outros já totalmente esquecidos.
Para rechear seu Halloween de leituras apavorantes, selecionamos seis contos do passado que consideramos mais poderosos. Apresentados em ordem cronológica, todos estão em domínio público e podem ser baixados para ler agora mesmo.
- “A feiticeira”, de Antônio Joaquim da Rosa (1849) – Uma história de amor, traição e sacrifício que se passa na Vila de São Roque, interior paulista.
 - “A causa secreta”, de Machado de Assis (1885) – Um clássico absoluto que narra a aproximação de um jovem médico e um “capitalista” sádico.
 - “Consciência tranquila”, de Cruz e Sousa (1897) – Um conto perturbador que explora a crueldade e a falta de arrependimento de um homem rico e poderoso.
 - “Violação”, de Rodolfo Teófilo (1898) – Um relato autobiográfico que descreve a epidemia de cólera no interior cearense e as cenas hediondas que se seguiram.
 - “Os porcos”, de Júlia Lopes de Almeida (1903) – Uma história tétrica de uma jovem que trabalha em uma fazenda e engravida do filho do patrão.
 - “O juramento”, de Humberto de Campos (1932) – Uma narrativa sinistra que conta a história de um homem que jura possuir o coração de uma mulher e cumpre seu juramento de forma macabra.
 
Esses contos são apenas alguns exemplos da rica tradição de horror no Brasil. Com temas como amor, morte, crueldade e possessão, eles são certamente capazes de deixar qualquer leitor arrepiado.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link