Guia de Passeios em Vulcão na Itália Protesta Contra Novas Medidas de Segurança
Na véspera de Natal, o Monte Etna, localizado na Sicília (Itália), registrou uma série de erupções vulcânicas, levando as autoridades da cidade de Catania a suspender ou restringir as excursões para observar os fluxos de lava do vulcão.
Essa medida não agradou os guias locais, que, pela primeira vez em décadas, entraram em greve. Dezenas deles protestaram em frente ao portão de acesso ao fluxo de lava do Monte Etna, alegando que as medidas anulam o papel dos guias, privando-os de suas habilidades, função e responsabilidade profissional.
Restrições às Excursões
Antes das restrições serem implementadas, os fluxos de lava podiam ser observados em horários após o pôr-do-sol, melhor momento para admirar o fenômeno. No entanto, agora as excursões são permitidas apenas até o anoitecer, os grupos não podem ultrapassar o limite de 10 pessoas e não podem se aproximar a menos de 200 metros da lava.
Essas restrições também afetam os caminhantes, aventureiros e turistas, que não conseguirão ver de perto o maior e mais ativo vulcão do continente europeu. O Monte Etna, com 3.350 metros de altura e 35 quilômetros de largura, é um lugar privilegiado para os curiosos observarem o poder da natureza.
Erupções e Alertas
A última erupção trouxe alertas diferentes, específicos quanto ao fluxo da lava. Isso porque, antes de parar e entrar em uma fase de resfriamento, ela atingiu 1.360 metros acima do nível do mar e percorreu um percurso de 3,4 quilômetros. De acordo com as autoridades, a situação não representa perigo para as áreas residenciais próximas.
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália confirmou que a erupção do Monte Etna continua, mas afirmou que as frentes de lava estão esfriando e não estão avançando.
Os guias devem continuar em greve nos próximos dias, e esperam chegar a um acordo com as autoridades. As principais queixas dos guias incluem:
- Restrições excessivas às excursões
- Limitação do número de pessoas por grupo
- Proibição de se aproximar da lava
Essas restrições podem afetar a economia local e a experiência dos turistas, que buscam vivenciar a beleza e o poder do Monte Etna.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link