Lançamento da Nova CNH sem Autoescola
O Governo Federal, em parceria com o ministro dos Transportes, Renan Filho, lançou uma nova iniciativa para modernizar e simplificar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo o país. A medida visa reduzir a burocracia e cortar em até 80% os custos para a obtenção do documento, que atualmente podem chegar a R$ 5 mil.
A principal novidade é o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas para fazer a prova de direção. Além disso, o curso teórico passa a ser gratuito e digital, sendo oferecido pela plataforma do Ministério dos Transportes. A abertura do processo pode ser feita diretamente pelo site ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Flexibilização e Foco na Avaliação
A flexibilização se estende também às aulas práticas, que agora podem ser ministradas por instrutores autônomos credenciados pelos Detrans. O ministro Renan Filho ressalta que o foco será na avaliação, não na carga horária de aulas. “As aulas, por si só, não garantem que alguém esteja apto a dirigir. O que garante é a prova,” declarou Filho em comunicado.
As alterações passam a valer assim que forem publicadas no Diário Oficial da União. A medida é inspirada em modelos de formação de condutores já adotados em países como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
Benefícios e Impacto
A iniciativa visa reduzir a burocracia e os custos para a obtenção da CNH, tornando-a mais acessível para a população. Atualmente, dados da Secretaria Nacional de Trânsito indicam que 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, e outros 30 milhões têm idade para tirarem o documento, mas não o fazem devido aos custos e burocracia.
Os principais benefícios da nova CNH sem autoescola incluem:
- Redução de custos em até 80%;
- Fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas;
- Curso teórico gratuito e digital;
- Flexibilização das aulas práticas;
- Foco na avaliação, não na carga horária de aulas.
A medida promete tornar a obtenção da CNH mais acessível e simplificada, reduzindo a burocracia e os custos para a população.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link