Governo Acerta Parceria para Produção Nacional de Insulina
O Ministério da Saúde firmou uma parceria com a biofarmacêutica chinesa Gan & Lee Pharmaceuticals para produzir insulina glargina no Brasil. Essa parceria visa reduzir a dependência externa de insulinas e ampliar a oferta do medicamento no sistema público de saúde.
A parceria, que inclui a Bio-Manguinhos (Fiocruz) e a Biomm, prevê a produção de 20 milhões de frascos de insulina glargina para abastecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o acordo estabelece a transferência de tecnologia e cooperação científica para o Brasil, o que pode gerar conhecimento conjunto e garantir mais medicamentos ao povo brasileiro.
Benefícios da Parceria
- Redução da dependência externa de insulinas
- Aumento da oferta de medicamentos no sistema público de saúde
- Transferência de tecnologia e cooperação científica
- Desenvolvimento de pesquisas e produtos para tratamento de doenças importantes
A parceria também pode gerar economia para o SUS, pois a produção nacional deve reduzir custos logísticos e de importação. Além disso, a iniciativa pode ampliar possibilidades de tratamento de doenças importantes para a saúde pública, como cânceres e doenças autoimunes.
A insulina glargina já é comercializada em mais de 30 países e pode impulsionar a produção local de medicamentos estratégicos. O objetivo é que a parceria colabore no desenvolvimento de pesquisas e produtos para tratamento de cânceres, diabetes, obesidades e doenças autoimunes no SUS.
Desenvolvimento de Novos Medicamentos
A parceria também pode contribuir para o desenvolvimento de pesquisas e medicamentos análogos ao hormônio GLP-1, que ajuda a regular o apetite, a glicose no sangue e a saciedade. Esses medicamentos imitam o hormônio para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link