Google Desiste de Monitorar a Dark Web e Vai Apagar Dados em Fevereiro
A Google anunciou que vai descontinuar a ferramenta Relatório da Dark Web, introduzida em março de 2023, que permitia aos usuários receber notificações caso seu e-mail ou outras informações pessoais fossem encontradas na dark web. A empresa vai apagar todos os dados coletados em fevereiro de 2026.
A ferramenta funcionava escaneando a dark web e identificando informações pessoais do usuário, notificando onde elas estavam e qual tipo de dado foi exposto. No entanto, a Google afirmou que, apesar de ser útil em oferecer informações gerais, feedback sobre a ferramenta revelou que ela não providenciava um guia de próximos passos eficiente o bastante para a proteção dos dados.
O Fim do Relatório da Dark Web
Os resultados da dark web deixarão de ser monitorados em 15 de janeiro de 2026, e os dados coletados não ficarão mais disponíveis a partir de 16 de fevereiro do mesmo ano. A Google passará a focar em ferramentas que ofereçam passos mais claros e fáceis para proteger informações pessoais tornadas públicas.
A empresa continuará a monitorar e proteger os usuários de ameaças digitais, construindo ferramentas de auxílio aos clientes. Alguns exemplos incluem:
- Google Password Manager
- Password Checkup Tool
- Verificação de Segurança e Privacidade
- Passkey (Chave de Acesso)
- Verificação de Duas Etapas
- Gerenciador de Senhas Google
- Verificação de Senhas
A Google também encoraja os usuários a usar a página “Resultados Sobre Você”, que permite encontrar e requisitar a remoção de informações pessoais de resultados no buscador Google.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link