Veja também oscar.
Google Cloud Traz Chips De Inteligência Artificial Ao Brasil
A Forbes, uma das mais conceituadas revistas de negócios e economia do mundo, destacou recentemente a chegada dos chips de inteligência artificial do Google Cloud ao Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Cloud, 53% das organizações brasileiras com receita anual superior a US$ 10 milhões relataram aumento de faturamento graças à inteligência artificial generativa em 2025.
Os números cada vez mais concretos sobre o impacto da IA nos negócios apoiam a missão de Oliver Parker, executivo responsável pela estratégia mundial de comercialização da tecnologia. Parker esteve no Brasil para participar do Google Cloud Summit, onde compartilhou dados inéditos com o público, composto por clientes, parceiros e entusiastas da Big Tech no país.
A divisão de nuvem da companhia aposta em infraestrutura local e flexibilidade de projetos para conquistar mais organizações no país e na região. “O cliente brasileiro terá um desempenho muito maior, estruturas de custos melhores e poderá usar o Gemini em escala”, diz Parker sobre a chegada dos TPUs a São Paulo.
- Os chips proprietários do Google, desenvolvidos para acelerar aplicações de IA, serão implementados na rede de data centers da empresa no Brasil.
- A possibilidade de levar o Gemini 2.5 de forma independente para centros de terceiros, por meio do Vertex AI, também é um diferencial competitivo.
- A infraestrutura local é importante em termos geopolíticos, pois permite que as empresas aproveitem as tecnologias de IA de forma segura e soberana.
Além disso, a empresa tem uma estratégia específica para atingir pequenos e médios negócios no Brasil. “Temos soluções, ferramentas e tecnologias que atendem desde grandes corporações até microempreendimentos”, diz Marcel Silva, head de vendas do Google Cloud para a América Latina.
Existem exemplos brasileiros que foram aproveitados como referência para clientes globais, como o trabalho realizado com a Dasa em imagens médicas e modelos de treinamento para acelerar diagnósticos, e o caso da Receita Federal, que usa o Gemini para processamento de imagens para identificar rapidamente pacotes suspeitos.
Com a chegada dos chips de inteligência artificial do Google Cloud ao Brasil, as empresas brasileiras terão acesso a tecnologias de ponta para impulsionar seus negócios e melhorar sua competitividade no mercado.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link