bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 09:19
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Golpes de Natal de 2025: quais são e como evitá-los

Com o avanço da tecnologia, os golpes de Natal de 2025 estão se tornando cada vez mais sofisticados e difíceis de detectar. De acordo com um levantamento da Check Point Software, as principais ameaças de cibersegurança para o período de festas incluem a imitação de voz com deepfake, roteirização por IA e criação rápida de falsos sites de varejo.

Além disso, a companhia detectou 33.502 e-mails de phishing com temática natalina somente nas duas últimas semanas, além de 10.000 anúncios falsos criados diariamente em canais de redes sociais. Esses golpes incluem promoções e supostas doações festivas, ofertas falsas de lojas, apelos fraudulentos de caridade e notificações de entrega “urgentes”.

Golpes automatizados e evoluídos

Os golpistas estão utilizando a inteligência artificial e a automação para criar golpes mais sofisticados e difíceis de detectar. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) promoveu o movimento #FiqueEsperto, voltado à prevenção de golpes digitais.

Existem três verticais de ataque principais este ano: phishing por SMS e WhatsApp, sites de varejo falsos e golpes de sorteios e promoções de final de ano em redes sociais. É importante estar atento a esses golpes e saber como evitá-los.

  • Phishing por SMS e WhatsApp: imita empresas como Correios, Jadlog e Loggi, no Brasil, e gigantes internacionais da logística.
  • Sites de varejo falsos: possuem até carrinhos de compra funcionais, confirmações por e-mail e páginas de rastreamento.
  • Golpes de sorteios e promoções de final de ano em redes sociais: páginas de marcas clonadas e anúncios alegando que a vítima “ganhou um prêmio de Natal”.

Como identificar e evitar golpes

Existem alguns sinais de alerta que podem indicar que o que você está vendo é um golpe. Verifique a URL, buscando erros de digitação ou domínios suspeitos. Desconfie de solicitações de pagamento incomuns, como cartões-presente, criptomoedas ou transferências bancárias.

A ausência de suporte ao cliente também é um bom sinal de alerta, como falta de telefone de contato e endereço. Contas recém-criadas ou inativas em redes sociais também podem indicar golpe.

Na dúvida, sempre acesse diretamente o site oficial da marca quando souber de promoções, nunca clicando em links para a página. Nunca compartilhe informações pessoais ou financeiras, a menos que você tenha buscado o serviço.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link