bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 05:01
Temperatura: 5.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Golpe do “falso advogado” causa prejuízo milionário às vítimas

A Polícia Civil do Distrito Federal e de São Paulo realizou uma operação para desmontar uma organização criminosa responsável pelo golpe do “falso advogado”, que causou um prejuízo de mais de R$ 8 milhões às vítimas. A ação resultou na prisão de seis pessoas e na emissão de 10 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, a quadrilha usava ferramentas tecnológicas para selecionar os alvos e, em seguida, entrava em contato com as vítimas alegando vitória na ação movida na Justiça. Os criminosos então solicitavam transferências bancárias urgentes para arcar com supostos custos do processo.

As vítimas, que não tinham tempo para analisar corretamente o caso, acabavam cedendo às técnicas de engenharia social usadas pelos criminosos, o que resultava em perdas financeiras altíssimas. O golpe do falso advogado foi aplicado em vários estados do Brasil, incluindo São Paulo, Brasília, Minas Gerais e outros estados do Nordeste.

Ação contra a Meta

A seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) entrou com uma ação civil pública contra a Meta, empresa que administra o WhatsApp, na Justiça Federal. A ação foi aberta devido às falhas no processo de desativação de contas do aplicativo de mensagens, que permitem que criminosos usem contas desativadas para aplicar golpes.

A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, afirmou que a falha da Meta abre espaço para que criminosos apliquem golpes como o do falso advogado, provocando estragos financeiros grandiosos.

Como evitar cair no golpe

Para evitar cair no golpe do falso advogado, é importante desconfiar de mensagens inusitadas que chegam no seu WhatsApp, principalmente com pedidos urgentes de transferências bancárias. Além disso, é fundamental verificar o que está por trás do pedido antes de tomar qualquer decisão.

Outra dica é verificar as informações diretamente nos órgãos oficiais. Se a pessoa do lado de lá está dizendo que você precisa pagar uma determinada quantia para arcar com os custos de uma ação judicial, por exemplo, verifique primeiro com a fonte correta antes de tomar qualquer decisão por impulso.

  • Desconfie de mensagens inusitadas que chegam no seu WhatsApp;
  • Verifique o que está por trás do pedido antes de tomar qualquer decisão;
  • Verifique as informações diretamente nos órgãos oficiais.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link