Em um evento em São Paulo nesta quarta-feira (3), a Gigabyte lançou o lançamento do notebook gamer A16, o primeiro a chegar ao Brasil com placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 5060.
- Diferenças entre GPU integrada e dedicada
- 3 principais diferenças entre a AMD RX 9060 XT e a NVIDIA GeForce RTX 5060
O modelo tem processador Intel Core i7-13620H e um dos destaques é a sua eficiência energética: ao todo, são até 12 horas de uso da bateria e carga rápida.
O Gigabyte Gaming A16 é construído a partir de 3 pilares: alta performance, boa mobilidade e custo-benefício. O dispositivo contará com o GiMATE — assistente de IA exclusivo — e com a tecnologia de resfriamento WindForce.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
A tela do modelo tem 16 polegadas e usa painel IPS, com taxa de atualização de 165 Hz e tempo de resposta de 3 ms. O Gigabyte Gaming A16 tem resolução WUXGA (1920×1200).
Venda do Gigabyte Gaming A16
Segundo a Gigabyte, o A16 está à venda exclusivamente no KaBuM! com valor promocional de R$ 8.999. O modelo já está disponível e os usuários ainda podem contar com um cupom de desconto de R$ 500; os primeiros que comprarem o aparelho ainda levarão uma mochila de brinde.
Ao Canaltech, o representante do marketing da companhia, Matheus Barbosa, afirma que a proposta do Gigabyte Gaming A16 é atingir uma ampla gama de usuários com um bom custo-benefício:
“Viemos de forma agressiva para o mercado de notebooks, tanto para os gamers quanto para o profissional de audiovisual. Ele entrega equilíbrio, o que os dois tipos de usuários buscam. Você terá um modelo bom para jogar, mas também muito bom para trabalhar em edição de vídeos e em conteúdo. Quem trabalha em desenvolvimento de jogos vai gostar bastante dele”.
Ele também deu um pequeno spoiler, com a revelação de que veremos mais modelos de alto desempenho chegando ao Brasil futuramente:
“Estamos trazendo o A16 hoje, mas já estamos negociando para trazer notebooks com a RTX 5070 e com a RTX 5090 também. Este és ó o início, o A16 é o primeiro passo do que a Gigabyte traz ao Brasil com a série GeForce RTX 50. Você pode se preparar que, nos próximos meses, queremos alcançar todos os nichos entre os gamers”.
Foco na RTX 5060
Lançada recentemente, a GPU NVIDIA GeForce RTX 5060 é um dos principais destaques do Gigabyte Gaming A16. Segundo o gerente de technical marketing da NVIDIA LATAM, Alexandre Ziebert, ele traz todos os recursos que o público deseja da geração Blackwell.
Ou seja, você encontrará no modelo upscaling com DLSS 4, acesso a desenvolvimento de inteligências artificiais com FP4, Mega Geometria através dos núcleos de Ray Tracing e diversas outras melhorias em comparação às placas de vídeo da linha RTX 40.
Com a RTX 5060, a proposta é uma só: alcançar mais de 100 FPS em qualquer jogo. Durante a apresentação do Gigabyte Gaming A16, Ziebert mostrou isso ao vivo em Marvel’s Spider-Man 2 — da Sony.
Ao acionar diversas ferramentas da GPU (como DLSS, Frame Generation e outros) nas configurações, o título alcançou facilmente uma estabilidade de 160 FPS. Vale notar que é bem alto para um game de mundo aberto de nova geração.
Ao Canaltech, Ziebert afirma que o lançamento do Gigabyte Gaming A16 é muito positivo para a NVIDIA e que este é um passo novo para a parceria das companhias — que já são velhas conhecidas quando se discute GPU para desktop.
“O notebook Gigabyte A16 chegou e está muito bem posicionado. Para nós é muito bom que haja um produto disponível no Brasil com a RTX 5060, com um preço bastante competitivo e uma configuração bacana. É um conjunto de características muito positivo”, afirma o executivo.
Para o profissional, a ideia é que mais companhias façam a adesão da RTX 5060 para os notebooks:
“Nós observamos que os números de vendas da 5060 sobem, elas já substituíram a 4060 em GPUs para desktop. A tendência é que, no mercado de notebooks, isso também aconteça com uma velocidade grande”.
Leia também no Canaltech:
- Cronos The New Dawn no PC: veja requisitos para jogar
- Dying Light The Beast no PC: veja requisitos para jogar
- O mistério continua: Microsoft nega culpa em falhas de SSDs com Windows 11
Leia a matéria no Canaltech.