Descoberta de Fóssil Gigante de Dinossauro nos EUA
Um fóssil gigante de dinossauro foi descoberto recentemente durante obras em um estacionamento nos EUA. O sítio arqueológico do Monumento Nacional dos Dinossauros, em Utah, foi o local da descoberta, que ocorreu após a remoção do asfalto e a revelação de uma porção de arenito que continha os fósseis.
Os paleontólogos acreditam que o fóssil pertence a um Diplodocus, uma espécie comum na área do sítio, que viveu há cerca de 70 milhões de anos. A descoberta foi anunciada em comunicado na semana passada e é considerada uma grande encontrar, pois o local não era explorado desde 1924.
Escavação e Estudo
Com a ajuda da equipe do parque, uma equipe do Corpo de Conservação de Utah, voluntários e equipes da construção, foram removidos aproximadamente 1.360 kg de fósseis e de rochas durante a escavação. Desde outubro, os vestígios têm sido limpos e estudados no Museu do Parque Estadual de História Natural do estado.
A região sempre foi marcada por escavações históricas, com expedições lideradas pelo Museu Carnegie entre 1909 e 1922, e posteriormente pelo Museu Nacional de História Natural Smithsonian e pela Universidade de Utah.
Importância da Descoberta
A descoberta é considerada importante, pois oferece uma rara visão do ecossistema que existia logo abaixo da atual Denver, antes da extinção em massa que dizimou os dinossauros. De acordo com James Hagadorn, do Museu do Parque Estadual de História Natural de Utah, “este fóssil é de uma era pouco anterior à extinção em massa que dizimou os dinossauros e oferece uma rara visão do ecossistema que existia logo abaixo da atual Denver”.
- O fóssil é de um Diplodocus, uma espécie comum na área do sítio.
- A descoberta foi feita durante obras em um estacionamento.
- O local não era explorado desde 1924.
Após a remoção dos fósseis, a construção do estacionamento foi retomada e concluída, com melhorias de acessibilidade ao redor do Pavilhão de Exposições da Pedreira. O Salão de Exposições da Pedreira, conhecido como “Muro de Ossos”, é a área mais visitada do Monumento Nacional dos Dinossauros, onde os visitantes podem ver mais de 1.500 fósseis de dinossauros ainda incrustados na rocha.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link