Parceria entre Fiocruz e UFMG para Expansão do Centro Nacional de Vacinas
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciaram uma parceria estratégica para expandir o Centro Nacional de Vacinas (CN Vacinas), localizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Essa cooperação visa fortalecer a autonomia e soberania nacional em tecnologia, testagem e produção de vacinas, além do desenvolvimento de kits de diagnósticos e fármacos, contribuindo significativamente para o Sistema Único de Saúde (SUS) e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
O CN Vacinas foi criado em 2016 como parte de uma estratégia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para transformar o antigo Centro de Tecnologia de Vacinas da UFMG em um centro de pesquisas em biotecnologia e inovação em imunobiológicos. Essa parceria representa um importante passo para o país, especialmente considerando a experiência recente com a pandemia de covid-19, que destacou a necessidade de investir em tecnologias e produtos nacionais para reduzir a vulnerabilidade em relação a desenvolvimentos externos.
De acordo com o presidente da Fiocruz, Mário Moreira, essa iniciativa não é apenas um plano da Fiocruz ou da UFMG, mas um projeto de autonomia e soberania nacional. Ele ressaltou que a pandemia de covid-19 mostrou a importância de ter mais “altivez” na discussão e elaboração de políticas públicas, enfatizando a necessidade de uma abordagem mais proativa e independente em relação às tecnologias e produtos de saúde.
A reitora da UFMG, Sandra Goulart de Almeida, também destacou a relevância da cooperação com a Fiocruz, caracterizando o projeto como “um projeto de Estado” fundamental para atender às necessidades do país, especialmente em uma área tão crítica quanto a saúde. A parceria entre essas duas instituições de renome nacional representa um esforço conjunto para fortalecer a capacidade do Brasil de desenvolver e produzir vacinas, kits de diagnóstico e fármacos, contribuindo assim para a saúde e o bem-estar da população.
- A parceria entre a Fiocruz e a UFMG visa expandir o Centro Nacional de Vacinas.
- O objetivo é aumentar a autonomia e soberania nacional em tecnologia, testagem e produção de vacinas.
- A cooperação também inclui o desenvolvimento de kits de diagnósticos e fármacos para contribuir com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link