Veja também lixo de pia.
Estátuas da Ilha de Páscoa: Um Estudo Revela como elas “Andavam”
A Ilha de Páscoa, localizada no Chile, é famosa por abrigar as estátuas Moai, monumentos com representações humanas esculpidas entre os anos 1250 e 1500 pelo povo Rapa Nui. Um estudo recente publicado na revista Journal of Archaeological Science revela que essas estátuas “andavam” com a ajuda de cordas, contrariando a ideia de que elas eram arrastadas deitadas.
A pesquisa, liderada por pesquisadores da Universidade Estadual de Nova York e pela Universidade Binghamton, nos EUA, analisou 962 estátuas Moai utilizando modelagem 3D e ensaios experimentais. Os resultados mostraram que o povo Rapa Nui prendiam cordas nas laterais das estátuas e as transportavam em um movimento de “caminhada”, balançando-as alternadamente para frente e para os lados.
Os pesquisadores descobriram que as estátuas tinham bases largas em formato de D e uma leve inclinação para frente, o que facilitaria o movimento em zigue-zague. Além disso, a equipe construiu uma réplica de Moai e conseguiu movimentá-la por 100 metros utilizando o método de “caminhada” em apenas 40 minutos, com uma equipe de 18 pessoas.
Métodos de Transporte e Estradas
Os pesquisadores também acreditam que as estradas tinham formas ideais para facilitar o transporte das Moais. “Sempre que movem uma estátua, parece que estão construindo uma estrada. A estrada faz parte do processo de mover a estátua”, explica o professor de antropologia Carl Lipo.
A equipe identificou que as estradas tinham formas que permitiam que as estátuas fossem movidas de forma eficiente, com curvas e inclinações que facilitavam o transporte. Além disso, os pesquisadores encontraram evidências de que as estradas eram construídas e reconstruídas ao longo do tempo, o que sugere que o povo Rapa Nui estava constantemente adaptando e melhorando suas técnicas de transporte.
Algumas das principais descobertas do estudo incluem:
- As estátuas Moai tinham bases largas em formato de D e uma leve inclinação para frente, o que facilitava o movimento em zigue-zague.
- O povo Rapa Nui utilizava cordas para transportar as estátuas em um movimento de “caminhada”, balançando-as alternadamente para frente e para os lados.
- As estradas tinham formas ideais para facilitar o transporte das Moais, com curvas e inclinações que permitiam que as estátuas fossem movidas de forma eficiente.
O estudo é uma homenagem ao povo Rapa Nui, que foi capaz de praticar métodos de engenharia sem muitos recursos. “Isso mostra que o povo Rapa Nui era incrivelmente inteligente. Eles descobriram isso”, disse Lipo. “Eles estão fazendo isso de uma maneira que é consistente com os recursos que têm. Então, isso realmente honra essas pessoas, dizendo: vejam o que eles foram capazes de alcançar, e temos muito a aprender com eles nesses princípios.”
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link