bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:53
Temperatura: 0.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Fábrica de estrelas superquente do início do Universo é descoberta

Descoberta de Fábrica de Estrelas Superquente do Início do Universo

Uma equipe internacional de astrônomos identificou uma galáxia que produz novas estrelas em ritmo vertiginoso e em condições de calor nunca antes observadas. A galáxia, nomeada de MACS0416_Y1, está localizada a mais de 13 bilhões de anos-luz da Terra e oferece pistas cruciais para compreender como as primeiras galáxias evoluíram com tanta rapidez.

A luz da galáxia Y1 começou a viajar até nós quando o Universo tinha apenas cerca de 600 milhões de anos, um simples piscar de olhos em termos cósmicos. Segundo Tom Bakx, professor da Universidade de Tecnologia de Chalmers, na Suécia, e líder do estudo, “estamos olhando para uma época em que o Universo produzia estrelas muito mais rapidamente do que hoje”.

Características da Galáxia Y1

A galáxia Y1 é caracterizada por uma taxa de formação estelar igualmente impressionante, criando estrelas 180 vezes mais rápido do que a Via Láctea, com um ritmo de mais de 180 massas solares por ano. Além disso, a poeira cósmica da galáxia atinge 90 Kelvin, uma temperatura fria para padrões terrestres, mas muito mais quente que a observada em galáxias semelhantes.

Essas características tornam a galáxia Y1 uma “fábrica de estrelas superaquecida”, um tipo inédito de galáxia que pode representar um elo perdido entre as primeiras galáxias e as estruturas mais maduras que conhecemos hoje.

Implicações da Descoberta

A descoberta da galáxia Y1 pode ajudar a resolver um antigo mistério sobre a poeira estelar: por que observações anteriores mostravam que galáxias muito jovens pareciam conter mais poeira do que suas estrelas poderiam produzir? A nova medição fornece uma explicação possível: uma pequena quantidade de poeira muito quente pode brilhar tanto quanto uma grande quantidade de poeira fria.

A equipe de cientistas pretende agora usar a alta resolução do ALMA e do Telescópio Espacial James Webb para investigar outras galáxias do início do Universo. Se confirmada a existência de outras “fábricas de estrelas superaquecidas”, o Universo primordial poderá revelar-se ainda mais dinâmico e brilhante do que os astrônomos imaginavam.

  • A galáxia Y1 está localizada a mais de 13 bilhões de anos-luz da Terra.
  • A taxa de formação estelar da galáxia Y1 é 180 vezes mais rápida do que a Via Láctea.
  • A poeira cósmica da galáxia Y1 atinge 90 Kelvin, uma temperatura mais quente do que a observada em galáxias semelhantes.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link