Exynos 2600: O Novo Chip Poderoso da Samsung
O Exynos 2600 é o mais recente e poderoso chipset da Samsung, apresentado recentemente pela fabricante sul-coreana. Este processador é feito no processo de fabricação de 2 nanômetros (nm), algo inédito até então, e promete melhor integração entre CPU, GPU e NPU para melhorar a experiência do usuário com jogos e tarefas de Inteligência Artificial (IA).
Quanto menor for a contagem de nanômetros, maior será a eficiência energética do processador e, com isso, melhor será o seu desempenho geral. O Exynos 2600, segundo a própria Samsung, é 39% mais eficiente que o seu antecessor. A melhoria se deve a uma mudança na arquitetura: enquanto os núcleos do Exynos 2500 eram divididos em clusters grandes, médios e pequenos, o novo hardware traz duas áreas médias, o que tende a melhorar a performance.
Características e Melhorias
- Maior eficiência energética devido ao processo de fabricação de 2 nanômetros;
- Melhoria de 39% na eficiência em comparação com o Exynos 2500;
- Performance 113% superior em tarefas de IA generativa;
- Redução de até 50% no consumo de energia em comparação ao Exynos 2500 para processamento de elementos visuais em fotografia;
- Mecanismos avançados para redução de ruídos em gravação de vídeo e suporte para sensores de até 320 MP;
- Novo codec de vídeo chamado APV para melhor precisão das cores e reconhecimento dos detalhes;
- Melhoria de 50% na performance de ray tracing para jogos;
- Tecnologia Exynos Neural Super Sampling (ENSS) para upscaling de resolução com IA e jogos mais fluidos.
Além disso, o Exynos 2600 gerencia a temperatura por meio de um novo processo chamado “Heat Path Block” (HPB), inédito no segmento mobile, que promete encontrar o melhor caminho para a dissipação de calor e reduzir a resistência térmica em até 16%.
O site NotebookCheck destaca que, enquanto o Qualcomm Snapdragon 8 Elite de quinta geração tem litografia de 3 nm, o recém-anunciado Exynos 2600 tem 2 nm, o que lhe traz uma vantagem. Isso pode significar que a Samsung estaria disposta a adotar um chip Exynos nos seus smartphones mais caros novamente.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link