bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:30
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Expedição no mar Antártico flagra espécie de tubarão de forma inédita; veja

Expedição no Mar Antártico Flagra Espécie de Tubarão de Forma Inédita

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Austrália Ocidental realizou uma expedição para explorar a biodiversidade da Fossa de Tonga, no sudoeste do Oceano Pacífico, e fez um registro raro de uma espécie desconhecida de tubarão-dorminhoco. A equipe acredita que esta é a primeira vez que um tubarão do tipo foi filmado próximo ao Oceano Antártico.

As imagens foram feitas por uma câmera subaquática a uma profundidade de 1.400 metros, em águas com temperatura na casa de 1ºC. Os tubarões-dorminhocos se movimentam lentamente e podem atingir até sete metros de comprimento. No entanto, a equipe estima que o indivíduo capturado em vídeo tenha cerca de 3,5 metros.

O que se Sabe sobre os Tubarões-Dorminhocos?

Com pouco estudados, pouco se sabe sobre os tubarões-dorminhocos. O que já foi estudado sobre eles é resultado de análises feitas após a captura acidental de alguns indivíduos durante a pesca. Características como são tubarões grandes, com pele manchada e pequenas barbatanas que habitam o oceano desde a superfície até milhares de metros de profundidade estão entre as observações mais conhecidas.

Os tubarões-dorminhocos são chamados assim devido ao seu comportamento lento e preguiçoso, como se estivessem sempre “dormindo” enquanto nadam. Eles se movem em velocidades extremamente baixas nas águas profundas, economizando energia em ambientes mais frios e escuros.

Próximos Passos

Os pesquisadores querem descobrir se esse tubarão será capaz de povoar mais águas da Antártida à medida que o oceano aquece devido às mudanças climáticas. Além disso, eles querem determinar se o tubarão-dorminhoco-do-sul e o tubarão-dorminhoco-do-pacífico são espécies distintas.

Amostras de tecido dos tubarões-dorminhocos foram coletadas em capturas acidentais, pescarias comerciais ou expedições de pesquisa. Esses materiais serão utilizados para dar início às análises genéticas da espécie, que têm previsão para começarem em meados deste ano.

  • Os tubarões-dorminhocos são predadores oportunistas e necrófagos que se alimentam de animais de fundo de movimento lento e de carcaças.
  • Eles têm uma longevidade extremamente longa, com alguns indivíduos vivendo até 400 anos.
  • A equipe de pesquisadores acredita que a espécie pode ser capaz de tolerar temperaturas mais altas devido às mudanças climáticas.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link