Exercício Físico e Sistema Imune
Além de fortalecer os músculos, pulmões e coração, o exercício físico regular também pode fortalecer o sistema imunológico. Um estudo realizado com idosos que praticam treinamento de endurance, como corrida de longa duração, ciclismo, natação, remo e caminhada, descobriu que as células de defesa desses indivíduos são mais adaptáveis, menos inflamatórias e metabolicamente mais eficientes.
A pesquisa, apoiada pela FAPESP, investigou as células natural killer (NK), um tipo de glóbulo branco capaz de destruir células infectadas e doentes. Os resultados mostraram que as células NK de idosos treinados funcionaram melhor diante de um desafio inflamatório e utilizaram energia de forma mais eficiente.
- As células NK de idosos treinados apresentaram menos marcadores inflamatórios e mais marcadores anti-inflamatórios.
- O treinamento de endurance ao longo dos anos modula a resposta inflamatória.
- O exercício físico regular pode beneficiar o sistema imune e modular a resposta imunológica ao longo do tempo.
Os pesquisadores também descobriram que as células NK de idosos treinados demonstram ter uma imunidade mais eficiente e adaptável, com maior controle metabólico e menor propensão à exaustão celular. Além disso, o exercício físico regular parece modular positivamente a sensibilidade adrenérgica e o sensor energético das células, promovendo uma resposta mais equilibrada e menos inflamatória diante de estímulos externos.
Os resultados desse estudo sugerem que o treinamento ao longo da vida pode promover uma adaptação imunológica benéfica e mais equilibrada, tornando o sistema imunológico mais fortalecido. Isso é particularmente interessante para uma maior compreensão sobre o envelhecimento saudável, já que respostas inflamatórias desordenadas estão ligadas a diversas doenças crônicas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link