Estudo da Oracle: Impacto da Inteligência Artificial na América Latina
A Inteligência Artificial (IA) está se tornando um dos principais motores de crescimento econômico na América Latina, de acordo com um estudo da Oracle. O relatório “A Nova Era da IA: da inovação aos resultados reais” projeta um impacto de até US$ 1 trilhão no Produto Interno Bruto (PIB) da região até 2038.
Atualmente, 80% dos bancos nacionais no Brasil utilizam soluções de IA, registrando ganhos médios de 11,4% em eficiência operacional. Além disso, a expectativa é que 25% do orçamento de TI das maiores empresas da América Latina seja destinado à tecnologia até 2027.
A IA não está apenas otimizando processos internos, mas também redefinindo modelos de negócio em áreas como saúde, varejo e serviços financeiros. No entanto, o impacto se estende ao mercado de trabalho, onde até 40% das horas de trabalho na região podem ser transformadas pela automação e pela inteligência artificial.
Para garantir que a adoção da IA ocorra de forma sustentável e inclusiva, é necessário um equilíbrio entre inovação, cultura corporativa e desenvolvimento humano. A Oracle afirma que continuará atuando como ponte entre startups, hubs de inovação e grandes corporações, fomentando ecossistemas capazes de escalar o uso da tecnologia em larga escala.
Algumas das principais conclusões do estudo incluem:
- A IA pode se tornar um dos maiores motores de crescimento econômico da América Latina nas próximas décadas.
- A adoção da IA já está em ritmo acelerado, especialmente no Brasil.
- A IA não está apenas otimizando processos internos, mas também redefinindo modelos de negócio em áreas como saúde, varejo e serviços financeiros.
De acordo com Marcelle Paiva, Vice-Presidente do Data & AI Hub da Oracle para a América Latina, “a região vive um ponto de virada: Mais do que uma transformação tecnológica, a IA é uma oportunidade de reposicionar empresas e mercados”.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link