bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:11
Temperatura: -2.5°C
Probabilidade de chuva: 0%

Veja também lixo de pia.

Estudo com IA faz primeiro mapa de um cérebro sem precisar de intervenção humana

Um estudo recente publicado na revista Nature Communications apresenta um novo modelo de inteligência artificial (IA) capaz de criar um mapa detalhado do cérebro de um camundongo sem a necessidade de intervenção humana direta. O sistema de IA, batizado de CellTransformer, foi desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) e do Allen Institute for Cell Science.

O CellTransformer funciona de forma semelhante a modelos de linguagem, como o ChatGPT, mas em vez de analisar palavras, ele examina como as células estão posicionadas e se relacionam entre si dentro do cérebro. Com base em técnicas que mostram como os genes são expressos em cada célula e onde elas se localizam, o CellTransformer conseguiu montar um mapa muito mais detalhado do que os criados manualmente.

O novo mapa cobre cerca de 1.300 seções do cérebro do camundongo, totalizando mais de 9 milhões de células analisadas. Entre as regiões mapeadas estão o hipocampo, essencial para a memória, e o núcleo reticular do mesencéfalo, que regula o sono e o processamento sensorial. Além de validar os dados com o mapa de referência do Allen Institute, a equipe acredita que a mesma tecnologia poderá ser aplicada a outros órgãos, como coração e tecidos humanos.

  • O hipocampo é uma região do cérebro essencial para a memória.
  • O núcleo reticular do mesencéfalo regula o sono e o processamento sensorial.
  • A tecnologia pode ser aplicada a outros órgãos, como coração e tecidos humanos.

Segundo o professor Reza Abbasi-Asl, coautor do estudo, o modelo constrói “a peça que faltava” entre os dados genéticos e o mapeamento físico do cérebro, tornando as fronteiras entre as regiões muito mais nítidas e revelando áreas até então desconhecidas. Embora o cérebro humano seja muito mais complexo, o CellTransformer poderá futuramente revolucionar o mapeamento neural em humanos, oferecendo uma visão sem precedentes da nossa própria mente.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link