bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 08:32
Temperatura: -12.4°C
Probabilidade de chuva: 0%

Estudo aponta pequenas mudanças na atividade física que podem aumentar a longevidade

Estudo aponta pequenas mudanças na atividade física que podem aumentar a longevidade

Um novo estudo publicado na revista científica The Lancet revelou que pequenas mudanças na rotina, como reduzir o tempo sedentário ou praticar atividade física de intensidade moderada, podem aumentar a longevidade. O estudo acompanhou mais de 135 mil adultos da Noruega, Suécia e dos Estados Unidos por oito anos e constatou que reduzir o tempo sedentário ou aumentar a atividade física pode ter um impacto significativo na redução de mortes.

Os resultados mostraram que, em adultos que acumulam cerca de 17 minutos de atividade de intensidade moderada por dia, houve uma redução de 10% em todas as mortes. Já em participantes menos ativos, que se exercitam por apenas 2 minutos por dia, a diminuição foi de aproximadamente 6%. Além disso, em indivíduos que passam cerca de 10 horas por dia sedentários, diminuir o tempo de sedentarismo em 30 minutos esteve associado a uma redução estimada de 7% em todas as mortes.

  • Reduzir o tempo sedentário em 1 hora por dia pode estar associado a uma diminuição de 13% em todas as mortes.
  • Aumentar a atividade física de intensidade moderada por pelo menos 10 minutos adicionais diariamente pode estar associado a uma redução de 15% em todas as mortes.
  • O maior benefício foi observado quando os 20% menos ativos da população aumentaram sua atividade em 5 minutos por dia.

Os autores do estudo enfatizam que os achados não devem ser utilizados como aconselhamento ou como uma recomendação de exercícios específicos. No entanto, as estimativas fornecem evidências sobre os impactos da redução do sedentarismo para a saúde pública. Reduzir o tempo de sedentarismo diário pode auxiliar no aumento da longevidade e no desenvolvimento de hábitos mais saudáveis.

Além disso, estudos anteriores e as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) evidenciam que as atividades de baixa intensidade são igualmente relevantes para aumentar a longevidade. Portanto, é importante encontrar atividades que sejam agradáveis e possíveis de serem incorporadas na rotina diária, como caminhar ou realizar atividades de baixa intensidade.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link