Descoberta de Estrutura Invisível em Cruz de Einstein
Uma equipe de astrônomos fez uma descoberta inesperada em uma configuração cósmica rara, conhecida como Cruz de Einstein. Essa formação ocorre quando a gravidade de galáxias massivas distorce a luz de um objeto distante, criando quatro imagens idênticas do objeto de fundo. No entanto, nesse caso, os cientistas identificaram uma quinta imagem, o que não era esperado.
A explicação para essa anomalia foi encontrada quando os modelos computacionais mostraram que a presença de uma grande quantidade de matéria escura era necessária para explicar a formação da quinta imagem. A matéria escura é uma substância invisível que representa a maior parte da massa do universo.
De acordo com o astrofísico teórico Charles Keeton, “não é possível obter uma quinta imagem no centro, a menos que algo incomum esteja acontecendo com a massa que curva a luz”. A única maneira de alinhar a matemática e a física foi adicionar um halo de matéria escura.
A descoberta foi feita ao analisar dados do conjunto de radiotelescópios NOEMA, nos Alpes Franceses. O astrônomo Pierre Cox observava uma galáxia distante e coberta de poeira, chamada HerS-3, quando se deparou com a estranha configuração.
Os cientistas preveem que novas observações poderão revelar ainda mais detalhes, como sinais de gás emanando da galáxia HerS-3. Se confirmadas, essas previsões validarão os modelos atuais; se não, abrirão novas perguntas.
- A descoberta da estrutura invisível é um exemplo de como a ciência pode revelar segredos do universo.
- A matéria escura é um componente misterioso que representa a maior parte da massa do universo.
- A Cruz de Einstein é um fenômeno que ocorre quando a gravidade de galáxias massivas distorce a luz de um objeto distante.
A enigmática quinta imagem permanece como um lembrete de que, por trás do universo visível, há estruturas ocultas que só se revelam quando a gravidade, a matemática e a curiosidade humana se alinham.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link