Estes pássaros aprendem mais com os irmãos do que com os próprios pais
Um estudo publicado na revista científica PLOS Biology revela que algumas espécies de pássaros podem usar como referência mais os irmãos do que os próprios pais. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia em Davis, conjuntamente em parceria com o Instituto Max Planck de Comportamento Animal.
A equipe analisou as formas de aprendizagem social em pássaros jovens que vivem na natureza, principalmente quando o cuidado parental não é relevante. De acordo com uma das autoras do estudo, Sonja Wild, “grande parte do nosso conhecimento sobre aprendizagem social em jovens provém de espécies com longos períodos de cuidado parental, incluindo humanos”. No entanto, o estudo mostrou que os pássaros irmãos e adultos podem influenciar e ensinar habilidades importantes na ausência dos pais.
Os cientistas usaram como modelo o pássaro chapim-real (Parus major) e apresentaram quebra-cabeças de alimentação para 51 casais e para os seus 229 filhotes recém-nascidos. Os resultados mostraram que cerca de 75% dos pássaros jovens aprenderam com adultos que não eram seus pais, enquanto aproximadamente 25% foram influenciados pelos seus pais. Nos grupos subsequentes, 94% dos jovens resolveram o quebra-cabeça junto com seus irmãos.
Conclusões do estudo
- Os pássaros irmãos e adultos podem influenciar e ensinar habilidades importantes na ausência dos pais.
- As informações ajudam a comunidade científica a entender o comportamento das aves nos casos em que a participação parental não existe ou é mínima.
- Obter conhecimento sobre o comportamento dos animais pode contribuir para que mais meios de conservação sejam elaborados para preservar a vida selvagem.
De acordo com Sonja Wild, “quanto mais diversas forem as culturas animais, mais resilientes serão as populações à extinção e capazes de lidar com as flutuações ambientais”. Isso sugere que a conservação da biodiversidade é fundamental para a preservação da vida selvagem.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link