bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:18
Temperatura: 2.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Estas tartarugas são capazes de sentir o mapa magnético da Terra, mostra estudo

Descoberta Revolucionária: Tartarugas Sentem o Mapa Magnético da Terra

Um estudo recente publicado no Journal of Experimental Biology revelou que tartarugas-cabeçudas recém-nascidas possuem a capacidade de sentir o mapa magnético da Terra, o que as ajuda a se localizar em suas rotas migratórias. Essa descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos Estados Unidos.

Existem duas teorias sobre como os animais podem perceber o campo magnético da Terra: uma envolve moléculas fotossensíveis afetadas pelo campo magnético, permitindo que os animais “vejam” o campo, e a outra envolve minúsculos cristais de magnetita no corpo do animal, que se movem no campo, permitindo que eles sintam o magnetismo. No entanto, não estava claro qual desses mecanismos era responsável por indicar às tartarugas sua localização.

Método de Descoberta

Para investigar essa questão, os pesquisadores realizaram um experimento científico envolvendo tartarugas recém-nascidas. Eles aplicaram um forte pulso magnético nos filhotes, o que desativou temporariamente sua capacidade de sentir o campo magnético. Em seguida, observaram se as tartarugas continuavam a “dançar” (um comportamento que indica reconhecimento de um local) após o pulso magnético.

Os resultados mostraram que as tartarugas dançaram muito menos após o choque magnético, o que sugere que elas estavam sentindo o campo magnético e não apenas o vendo. Isso indica que as tartarugas usam o tato magnético como forma de localização em seu mapa magnético global.

Conclusão

Essa descoberta é revolucionária, pois mostra que as tartarugas possuem uma capacidade de navegação impressionante. Além disso, os cientistas acreditam que as tartarugas podem recorrer a outros sentidos para se orientar em seu mapa magnético global, mas o tato magnético é um componente essencial dessa capacidade. Com essa nova informação, podemos entender melhor como as tartarugas conseguem realizar suas jornadas migratórias tão longas e complexas.

  • As tartarugas-cabeçudas recém-nascidas sentem o mapa magnético da Terra.
  • Elas usam o tato magnético para se localizar em suas rotas migratórias.
  • As tartarugas podem recorrer a outros sentidos para se orientar em seu mapa magnético global.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link