bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 22:29
Temperatura: 6.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Esta é a quantidade de passos que você deve andar por dia para prevenir o Alzheimer, segundo estudo

Prevenindo o Alzheimer com Atividade Física

Um estudo recente da Universidade de Harvard sugere que pessoas com risco de Alzheimer podem diminuir o declínio cognitivo com caminhadas leves a moderadas. A pesquisa, que monitorou cerca de 300 adultos por quase dez anos, teve como objetivo entender o quanto as atividades físicas, medidas pela quantidade de passos diários, poderiam proteger o avanço de problemas cognitivos.

Os resultados indicaram que as pessoas que davam uma quantidade diária maior de passos tinham menos acúmulo de proteína tau, uma proteína que, em condições normais, mantém a estabilidade das “supervias” neuronais, mas que, em doenças degenerativas como o Alzheimer, pode sofrer hiperfosforilação, prejudicando a comunicação entre as células cerebrais e causando neurodegeneração.

Quantidade de Passos para Prevenir Problemas Cognitivos

Os pesquisadores concluíram que pessoas com predisposição ao Alzheimer que andaram de 3 mil a 5 mil passos por dia retardaram o declínio de seus sistemas cognitivos por cerca de três anos, em comparação àqueles que andaram menos. Já pessoas que andaram de 5 mil a 7 mil passos por dia tiveram esse período aumentado para sete anos, em média.

No entanto, é importante notar que a relação entre a quantidade de passos diários e a preservação do sistema cognitivo não é de causa e efeito. A atividade física pode influenciar no fornecimento de sangue para o cérebro, retardando a progressão do Alzheimer.

Além de caminhar, outras atividades físicas, como nadar, correr, andar de bicicleta ou dançar, também podem ser benéficas para prevenir os sintomas precoces de doenças cognitivas. A constância é sempre melhor do que a intensidade, então é importante encontrar um exercício regular que se adapte ao seu estilo de vida.

  • Andar de 3 mil a 5 mil passos por dia pode retardar o declínio cognitivo por cerca de três anos.
  • Andar de 5 mil a 7 mil passos por dia pode retardar o declínio cognitivo por cerca de sete anos.
  • A atividade física regular pode influenciar no fornecimento de sangue para o cérebro e retardar a progressão do Alzheimer.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link