Escritores Boicotam Festival Literário por Presença de María Corina Machado
Um grupo de escritores decidiu boicotar o Hay Festival, em Cartagena, na Colômbia, devido à presença da venezuelana María Corina Machado na programação. A decisão foi tomada em protesto contra o apoio de Machado à campanha de pressão de Donald Trump contra Nicolás Maduro, da Venezuela.
Os escritores que desistiram de participar do festival incluem a colombiana Laura Restrepo, o colombiano Giuseppe Caputo e a dominicana Mikaelah Drullard. Eles justificaram sua decisão afirmando que Machado promove a intervenção militar dos Estados Unidos na América Latina e que não se deve dar espaço a alguém que submete os povos e mina a soberania dos países.
Motivos do Boicote
- Apoio de Machado à campanha de pressão de Donald Trump contra Nicolás Maduro
- Promoção da intervenção militar dos Estados Unidos na América Latina
- Submissão dos povos e minação da soberania dos países
María Corina Machado, vencedora do Nobel da Paz 2025, confirmou que saiu da Venezuela com ajuda americana e afirmou que levará o prêmio de volta para a Venezuela, indicando que ela pretende retornar ao país, mesmo com a ameaça do regime Maduro de a prender.
O festival divulgou um comunicado afirmando que respeita a decisão dos autores, mas acredita que um diálogo aberto e diverso é essencial para defender a livre troca de ideias e a liberdade de expressão. A participação de Machado no festival segue mantida, e ela deve fazer uma conversa virtual com o jornalista venezuelano Moisés Naím no dia 30 de janeiro.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link