Emissões até 2050 podem elevar o nível do mar em 90 cm em três séculos, diz estudo
O nível do mar pode subir 90 centímetros até 2300 caso a humanidade mantenha o atual cenário de emissão de gases de efeito estufa até 2050. É o que diz um estudo publicado na revista Nature, que evidencia como políticas climáticas no presente terão efeito no oceano séculos depois.
O autor do artigo, Alexander Nauels, pesquisador do Instituto Internacional para Análise Aplicada de Sistema (IIASA), na Áustria, diz que o estudo se diferencia dos demais ao considerar que as emissões depois do período projetado serão iguais a zero. Isso permite isolar diretamente e quantificar a elevação do nível do mar a longo prazo fechado pelas emissões cumulativas até uma década determinada.
Os gases emitidos até 2020 já consolidaram um aumento do nível do mar que varia entre 20 e 40 centímetros em relação ao período de 1995 e 2014. De acordo com Nauels, essa elevação já traz impactos significativos, como aumento das inundações costeiras, intrusão da água salgada na doce e risco de deslocamento de comunidades costeiras.
Cenários de emissões e impactos
- Limitar até 2050 as emissões para que a temperatura mundial não ultrapasse 1,5ºC, conforme o estabelecido pelo Acordo de Paris, pode evitar que o mar suba 34 centímetros.
 - Se as emissões continuarem no nível atual até 2090 e depois zerarem, o nível do mar irá subir 64 centímetros até 2300.
 - No cenário de maior emissões, o nível do mar pode chegar a subir sete metros.
 
A pesquisa também mostra que o aumento do nível do mar não será uniforme ao redor do globo. A porção sul do Oceano Atlântico, bem como partes do Oceano Pacífico terão uma elevação do mar maior do que a média do planeta em razão da perda de gelo na Antártida.
No Brasil, a ferramenta Sea Level Tracker, da Nasa, indica que o nível do mar subiu 8 centímetros de 1993 até o momento, com o risco de subir mais 17 centímetros de 2020 a 2050.
A importância desse estudo também está ligada ao fornecimento de projeções que possibilitam aos governos planejarem medidas de adaptação a longo prazo, como orientar uma ocupação humana condizente com a subida do mar.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link