Saja Kilani, Clara Khoury, Amer Hlehel e Motaz Malhees não passaram despercebidos pelo tapete vermelho da 82ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza. O elenco de “A Voz de Hind Rajab”, que estreou nesta quarta-feira (03), no evento, posou para fotos segurando a foto de Hind Rajab, uma menina palestina de cinco anosque vivia na Faixa de Gaza e foi morta pelas Forças de Defesa de Israel durante a invasão israelense da Faixa de Gaza.
Hind Rajab, de 5 anos, foi encontrada morta num carro crivado de balas na Cidade de Gaza em janeiro de 2024. O veículo em que viajava com outros familiares foi atacado por soldados israelenses. O contato com a primeira ambulância foi perdido. A menina, cinco familiares e dois médicos foram encontrados mortos 12 dias depois.
O impacto da história e do áudio da voz de Hind naquela ligação foi enorme, inspirando músicas, movimentos de protesto e agora um filme do cineasta tunisiano Kaouther Ben Hania. O longa foi escrito e dirigido por Kaouther Ben Hania foi indicado ao Leão de Ouro e foi selecionado como a entrada tunisiana para o Melhor Longa-Metragem Internacional no 98º Oscas.
A cineasta Kaouther Ben Hania
Getty