Segurança em Redes Wi-Fi Públicas: Um Guia para Proteger seus Dados
É verdade que redes Wi-Fi públicas não são 100% seguras. Disponíveis em locais como restaurantes, shoppings e até mesmo praças, essas conexões são atrativas para hackers que buscam acessar dados pessoais.
Um Wi-Fi gratuito é visto pelos cibercriminosos como uma oportunidade de invadir diversos dispositivos desprotegidos. Uma vez que conseguem se posicionar entre seu aparelho e o ponto de conexão, eles podem interceptar informações fornecidas à rede, como e-mails, dados de cartão de crédito e até mesmo senhas.
Além disso, os invasores também podem usar uma rede desprotegida para espalhar malware entre os usuários, instalando softwares maliciosos em smartphones e notebooks, por exemplo. Para se proteger, é importante checar o Wi-Fi antes da conexão e usar uma rede privada virtual (VPN).
Uma VPN envia seus dados, como histórico de navegação, senhas e credenciais de login, para um servidor seguro, que criptografa as informações antes delas seguirem para a internet. Além disso, uma VPN disfarça seu endereço IP, oferecendo uma camada adicional de privacidade e ajudando a mitigar os riscos de ataques cibernéticos.
Orientações de Segurança em Redes Públicas
- Evitar acessar links disponibilizados pela rede Wi-Fi;
- Não inserir informações pessoais ou senhas em sites enquanto estiver conectado;
- Instalar um antivírus no dispositivo móvel, como o seu celular;
- Preferir a internet do celular para realizar compras online, acessar redes sociais e entrar no aplicativo do banco.
Com essas medidas de segurança, você pode proteger seus dados e dispositivos ao usar redes Wi-Fi públicas. Lembre-se de que a segurança online é uma prioridade e que é importante estar sempre vigilante.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link