É seguro ler QR Code na rua? Veja por que você não deve escanear qualquer código
Recentemente, vídeos divertidos de pessoas escaneando QR Codes que levam a conteúdos engraçados em locais públicos viralizaram nas redes sociais. No entanto, essa prática, apesar de parecer inofensiva, esconde um risco digital significativo. Cibercriminosos podem se aproveitar dessa “brincadeira” para aplicar golpes e roubar informações.
Os golpes com QR Codes costumam usar táticas de engenharia social para enganar as vítimas e, assim, direcioná-las para sites suspeitos que, em alguns casos, podem levar ao roubo de dados, distribuir malwares ou até sequestrar sessões de apps.
Aqui estão os principais perigos relacionados a escanear um QR Code aleatório na rua:
- Phishing: QR Codes podem direcionar o usuário para sites diversos e essa pode ser uma armadilha fácil para roubo de dados.
- Golpe do Pix: cibercriminosos podem induzir as vítimas a fazer transferências para contas erradas.
- Roubo de credenciais de redes sociais: QR Codes também são comumente usados para autenticar o login de usuários e permitir acesso a sessões.
- Instalação de vírus ou malwares: QR Codes falsos podem trazer o download automático de arquivos maliciosos.
- Conexões a rede maliciosas: o QR Code pode ser programado para conectar seu dispositivo automaticamente a uma rede Wi-Fi que, na verdade, se trata de um ponto de acesso falso.
- Direcionamento para conteúdo impróprio: o código poderia levar o usuário a sites com conteúdo ofensivo, violento ou pornográfico.
Portanto, é importante ter cuidado ao escanear QR Codes em locais públicos, pois eles podem conter riscos significativos para a segurança digital. É sempre recomendável verificar a autenticidade do código e evitar escanear códigos desconhecidos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link