Os celulares deram aos usuários a possibilidade de acessar informações pessoais, profissionais e financeiras diretamente na palma da mão. No entanto, para organizar o grande volume de dados armazenados no smartphone, alguns aplicativos podem ser grandes aliados. É o caso, por exemplo, do Notion, um app que serve tanto para a gestão de tarefas diárias quanto para a organização financeira. Já para quem tem muitos compromissos, o Google Agenda ajuda a manter tudo bem alinhado para atrasos ou esquecimentos. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com seis aplicativos que vão salvar a sua vida.
🔎 Quer organizar a rotina da família? Esses 5 apps podem ajudar
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Esses 6 aplicativos vão salvar a sua vida
Reprodução/Getty Images
📝 A inteligência artificial é perigosa? Saiba mais no Fórum do TechTudo
É bagunceiro? 6 apps de organização pessoal que vão salvar a sua vida
No índice abaixo, confira os apps que serão abordados nesta matéria do TechTudo.
Notion
Google Agenda
Google Keep
Gemini
Forest
Evernote
1. Notion
O Notion é um aplicativo que pode ser utilizado para organização pessoal, profissional e financeira. Disponível para Android e iOS, o software permite criar quadros de tarefas, incluindo metas e checklists de atividades. A plataforma conta com um dashboard completo, no qual é possível montar tabelas, calendários e cartões interativos. A partir desse painel, você pode gerenciar todos os afazeres do dia a dia.
No campo financeiro, o Notion oferece mais de três mil templates de quadros para organização das finanças. Seja você um investidor ou apenas alguém que deseja controlar melhor o pagamento das contas do mês, o app disponibiliza ferramentas com gráficos, tabelas e outros recursos que ajudam no monitoramento de receitas, investimentos, metas e despesas básicas.
Notion é um gerenciador de tarefas do dia a dia e de finanças
Raquel Freire/TechTudo
2. Google Agenda
Outro aplicativo que auxilia na organização pessoal e financeira é o Google Agenda. Integrado a outros serviços do Google, como Google Meet e Gmail, o software permite criar agendas de compromissos, definir lembretes importantes e agendar eventos recorrentes — como idas ao dentista, por exemplo. Com ele, é possível se programar para tarefas diárias, semanais ou mensais. Além disso, toda a agenda pode ser compartilhada com outros contatos para facilitar o alinhamento de horários.
Embora não ofereça recursos específicos voltados para finanças, o Google Agenda ainda pode ser uma ferramenta útil para organização nesse campo. É possível, por exemplo, programar datas de vencimento de boletos, dia de pagamento do salário, adicionar lembretes para transferências particulares, reuniões com o gerente do banco e até reservar horários para revisar suas finanças pessoais.
Google Agenda está integrado ao ecossistema do Google
Reprodução/Shutterstock
3. Google Keep
Mesmo sendo mais simples que o Google Agenda e não dispondo dos recursos gráficos e do dashboard do Notion, o Google Keep é voltado para pessoas práticas, que desejam anotar e acessar ideias, listas e lembretes a qualquer momento. Com uma interface enxuta e de fácil assimilação, o Keep é sincronizado com o Google Workspace, ecossistema da plataforma que permite o acesso a partir de qualquer dispositivo conectado a uma conta Google. Para organizar as tarefas, é possível utilizar etiquetas, marcadores coloridos e até gravações em áudio — além de compartilhar o conteúdo com outros colaboradores.
Como mencionado, o Google Keep não oferece os mesmos gráficos ou o dashboard completo do Notion para auxiliar em questões financeiras complexas. No entanto, o aplicativo é funcional para registrar gastos diários, organizar o orçamento do mês ou de eventos específicos, criar listas de compras, anotar metas e definir lembretes para o pagamento de contas
Google Keep oferece menos recursos que o Notion e o Agenda
Reprodução/Rafapress/Shutterstock
4. Gemini
De todos os aplicativos listados nesta matéria, o Gemini é, talvez, o que mais tem a oferecer para o aumento da produtividade. A inteligência artificial (IA) do Google está integrada ao ecossistema da big tech, o que permite automatizar diversas tarefas. Você pode, por exemplo, solicitar à IA ajuda para redigir e-mails, gerar apresentações, ler e resumir documentos, organizar a agenda, entre outras funções.
No campo financeiro, o Gemini pode analisar planilhas, gerar relatórios e oferecer insights sobre desempenho, controle de gastos e orçamento para metas mensais ou anuais. Além disso, pode sugerir investimentos adequados ao perfil do usuário e até identificar aqueles que representem maior risco.
Inteligência artificial do Google automatiza tarefas do dia a dia
Laura Storino/TechTudo
5. Forest
Se você quer aumentar a produtividade longe do celular, o Forest é um aplicativo que vale a pena experimentar. Focado em promover o foco, o software utiliza a técnica Pomodoro como base para a execução de tarefas — que consiste em dividir o tempo de trabalho em blocos de 25 minutos, intercalados por intervalos de 3 a 5 minutos. No Forest, para combater a procrastinação e a falta de produtividade, o usuário é incentivado a plantar e cultivar uma árvore virtual, criando uma rotina pautada na disciplina e na concentração.
Embora não seja voltado diretamente para finanças, o Forest também pode ser útil nesse aspecto. Com ele, é possível definir períodos específicos para revisar e reorganizar as finanças, agendar dias para atualizações e dedicar tempo ao estudo de investimentos.
Forest promete deixar os usuários mais focados, evitando que mexam no celular
Reprodução/Mariana Tralback
6. Evernote
Por fim, o Evernote é um aplicativo que funciona como uma espécie de cérebro digital. A ferramenta permite fazer anotações e registrar ideias das mais variadas formas, como documentos, imagens e áudios. Organizado por meio de cadernos e etiquetas, o usuário pode armazenar referências para textos, planejar projetos futuros e acompanhar o andamento das tarefas.
O Evernote também pode ser utilizado para organização financeira. Com ele, é possível arquivar comprovantes de pagamento, registrar entradas e saídas de dinheiro, criar checklists de metas, digitalizar recibos e muito mais. E para não se perder em meio a tantas informações, o app conta com uma busca inteligente baseada em tags indicativas.
Evernote permite digitalização de documentos
Reprodução/Shutterstock
Com informações de Notion, Google Play Store (2 e 3), Google, Forest e Evernote
Mais do TechTudo
Veja também: Os três melhores Achadinhos para quem é muito esquecido
Os três melhores Achadinhos para quem é muito esquecido