Artistas Pedem Limite de Preço para Revenda de Ingressos
Estrelas da música como Dua Lipa e a banda Coldplay enviaram uma carta aberta ao governo trabalhista britânico pedindo que estabeleça um limite para os preços dos ingressos de shows revendidos em plataformas online. Eles alegam que a prática de revendedores comprarem ingressos em grandes quantidades e revendê-los a preços exorbitantes “mina a confiança no setor de entretenimento ao vivo e compromete os esforços de artistas e organizadores para tornar seus eventos acessíveis”.
Um estudo da associação “Which?” revelou que alguns ingressos para o show do Oasis no estádio de Wembley foram oferecidos a preços de até 4.442 libras, o que equivale a cerca de R$ 30,8 mil. Os artistas pedem um limite nos preços de revenda para “democratizar o acesso do público”.
Medidas Propostas
Entre as medidas propostas pelo governo estão um limite nos preços de revenda (entre 0 e 30% do preço inicial) e um controle rigoroso sobre o número de ingressos disponíveis para revendedores. No entanto, sites como Viagogo e StubHub defendem que um limite de preços poderia empurrar os clientes para plataformas não regulamentadas, aumentando o risco de fraude.
Os signatários da carta aberta incluem Radiohead, Sam Fender, Dua Lipa, Coldplay, Robert Smith (The Cure), Iron Maiden, PJ Harvey, New Order e Mark Knopfler. Em 2021, a Irlanda proibiu a revenda de ingressos a preços que excedam seu valor inicial.
Reações do Governo
Um porta-voz do Ministério da Cultura reiterou o compromisso do governo de “combater os revendedores” e disse que um plano de ação será anunciado “em breve”. No entanto, os artistas lamentam que até o momento nenhuma decisão tenha sido tomada, apesar do compromisso do partido trabalhista durante sua campanha de 2024.
Os principais pontos da questão incluem:
- Limite nos preços de revenda para democratizar o acesso do público
- Controle rigoroso sobre o número de ingressos disponíveis para revendedores
- Risco de fraude em plataformas não regulamentadas
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link