bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:03
Temperatura: 6.5°C
Probabilidade de chuva: 0%

Droga para emagrecer diminui risco de doença do coração, não importa peso perdido

Estudo Revela que Droga para Emagrecer Reduz Risco de Doenças do Coração

Um estudo recente liderado pela University College London (UCL) e publicado na revista The Lancet descobriu que o medicamento semaglutida, originalmente desenvolvido para tratar o diabetes tipo 2, pode reduzir o risco de doenças do coração em até 20%, independentemente da quantidade de peso perdida durante o tratamento.

O estudo analisou os dados de 17.604 pessoas de 41 países, com idades a partir de 45 anos e índice de massa corpórea (IMC) correspondente às classificações de sobrepeso ou obesidade. Metade dos participantes recebeu injeções semanais de semaglutida, enquanto a outra metade foi “tratada” com placebo.

Os resultados mostraram que, mesmo os indivíduos apenas levemente acima do peso, com IMC médio de 27, apresentaram benefícios semelhantes aos de pessoas com IMC mais elevado. Isso sugere que a semaglutida pode melhorar a saúde cardiovascular por mecanismos além da perda de peso.

Benefícios para a Saúde Cardiovascular

De acordo com John Deanfield, professor da UCL e coautor do estudo, “embora o remédio seja rotulado como uma injeção para emagrecimento, seus benefícios para o coração não estão diretamente ligados aos quilos perdidos”. Em vez disso, a semaglutida parece afetar diretamente as doenças cardíacas e outras condições associadas ao envelhecimento.

Alguns dos benefícios para a saúde cardiovascular incluem:

  • Redução do risco de ataque cardíaco, derrame e morte por doença cardiovascular em até 20%;
  • Diminuição da circunferência da cintura, um indicativo de menor acúmulo de gordura abdominal;
  • Melhoria da saúde cardiovascular por mecanismos além da perda de peso.

Os cientistas notaram que dois terços dos efeitos positivos permanecem sem explicação, reforçando que a semaglutida pode atuar em processos biológicos que vão além da simples perda de gordura.

Os resultados levantam uma discussão importante sobre quem pode se beneficiar do Ozempic e medicamentos semelhantes, e se o uso deve ser limitado a pessoas com IMC muito alto.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link