O iOS é o sistema operacional da Apple utilizado no iPhone. O software, lançado em janeiro de 2007, revolucionou o mercado junto da primeira geração do smartphone, com inovações tecnológicas que mudaram a maneira de lidar com celulares. De lá para cá, o programa se tornou um dos mais imporantes já criados, e ganhou recursos imprescindíveis para os usuários. Entre eles, está a chegada da Siri, no iOS 6, além de recursos de copiar e colar, o surgimento da carteira no celular e a possibilidade de baixar outros aplicativos.
Em 2025, a Apple lança o iOS 26, que promete revolucionar o design do sistema, com a chegada do Liquid Glass. Além disso, a Apple Intelligence receberá uma atualização robusta, com integração ao Visual Intelligence. Pensando nisso, o TechTudo separou um histórico completo de cada versão do iOS, quando elas foram lançadas e quais novidades cada uma trouxe. Confira, a seguir.
🔎 iOS 26: quais iPhones vão receber, data de lançamento e download da Beta
📲 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Versões do iOS: conheça a evolução do sistema em ordem cronológica
Divulgação
📝Quais iPhones vão receber o iOS 26? Veja no fórum do TechTudo
Initial plugin text
1. iPhone OS– 2007
A primeira versão do iOS , assim como as duas outras que vieram após, era chamada de iPhone OS. O software foi lançado junto da primeira geração do iPhone, no dia 29 de junho de 2007, com grandes inovações para a época. Alguns de seus destaques foram os novos recursos como tela multitoque, Visual Voicemail e integração com o iTunes, considerados significativos no lançamento.
O navegador Safari , incluído no celular da Apple, também começou nesta primeira versão do então iPhone OS. Além dele, vinham pré-instalados apps como Calendário, Fotos, Câmera, Notas, Mail, Telefone e iPod (que mais tarde foi dividido nos aplicativos Música e Vídeos). A última versão do iPhone OS foi lançada em 15 de julho de 2008, e o sistema foi descontinuado pela Apple em 2010.
O primeiro iOS se chamada iPhone OS e introduziu apps até hoje presentes
Reprodução/Setapp
2. iPhone OS 2 – 2008
O iPhone OS 2 (segunda versão do atual iOS) foi lançado um ano após o primeiro modelo, em 11 de julho de 2008, junto do iPhone 3G. A principal mudança aconteceu com a inclusão da App Store e seu suporte para aplicativos desenvolvidos por outras empresas. Só no lançamento, 500 apps já estavam disponíveis na App Store.
Outras mudanças foram incluídas nas outras versões do iPhone OS 2, como o suporte de rotas no app Mapas em transportes públicos e caminhadas. A loja de aplicativos foi um sucesso entre o público, considerada uma mudança revolucionária que transformou a maneira como interagimos com os aplicativos em um smartphone. A última versão do sistema foi lançada em 27 de janeiro de 2009 e ele foi descontinuado oficialmente em 2011.
O sistema iPhone OS 2 foi lançado junto do aparelho iPhone 3G
Divulgação/Apple
3. iPhone OS 3 – 2009
O iPhone OS 3 foi o terceiro grande lançamento do sistema operacional da Apple e chegou para os fãs da marca em 17 de março de 2009. Foi nessa versão do sistema operacional que o smartphone da marca introduziu os recursos de “cortar, copiar e colar” em todo o sistema, permitindo que os usuários movam o conteúdo selecionado com mais facilidade.
O OS 3 também introduziu o Spotlight no iPhone, uma ferramenta de busca que permite localizar rapidamente informações específicas em seus dispositivos, como contatos, mensagens de e-mail ou aplicativos. Outro recurso marcante para a época foi a possibilidade dos usuários conseguirem gravar vídeos com a câmera de seus celulares.
O iPhone OS 3 foi lançado junto do iPhone 3GS e durante o período de utilização do sistema, a Apple criou o primeiro iPad compatível com o software. Na época, o iPhone já estava se tornando um aparelho para além da comunicação, passando a ser considerado como uma plataforma para expressão e inovação tecnológica. A sua versão final foi lançada em 11 de agosto de 2010 e o suporte encerrado em 2012.
O sistema iPhone OS 3 foi lançado na esteira do iPhone 3GS, terceira geração dos celulares Apple
Divulgação/Apple
4. iOS 4 – 2010
A versão do iOS como conhecemos hoje começou a ser formada na quarta geração do software. A primeira mudança perceptível foi a substituição do seu nome, deixando de ser “iPhone OS” para se tornar apenas “iOS”. Lançado em 22 de julho de 2010, ele trouxe apps importantes como FaceTime, o sistema multitarefa, que permite aos usuários alternar entre aplicativos sem perder o que estavam fazendo, iBooks, organização de aplicativos em pastas e o AirPlay e AirPrint, recursos que viabilizam a transmissão de áudio e vídeo para outros dispositivos.
Esta também foi a primeira versão do iOS a deixar de oferecer suporte a algum outro dispositivo com iOS. Isso porque a quarta geração do sistema não era compatível com o iPhone original ou com o iPod touch 1ª geração. Esse fator mostrou que a tendência seria a de que os aparelhos ficariam obsoletos em menos tempo, como acontece hoje, gerando indagações dos consumidores sobre a urgência ou não da compra.
O iOS 4 foi o primeiro sistema lançado sem acompanhamento de um smartphone da Apple, o que mostrou, assim como a alteração do nome, que o software passaria a ser algo à parte do iPhone. Com a integração com smart TVs a partir do AirPlay, o iPhone não era mais apenas um celular e já estava passando a ser considerado uma extensão da vida pessoal e profissional do usuário. Sua versão final foi lançada em 25 de julho de 2011 e a sua descontinuação pela Apple aconteceu em 2013.
A criação de pastas para apps começou no iOS 4
Reprodução/TechTudo
5. iOS 5 – 2011
O lançamento do iOS 5, em 12 de outubro de 2011, teve como característica principal o surgimento do iCloud, o serviço que sincroniza os dispositivos Apple e é capaz de salvar arquivos e informações na nuvem, outro marco na era dos smartphones. O novo sistema também trouxe o iMessage, rivalizando com serviços de SMS. A Central de Notificações também foi lançada com o iOS 5 e foi a primeira vez que as principais informações dos aplicativos apareciam juntas em um só lugar e a novidade teve uma recepção extremamente positiva pelo público.
Com o iOS 5, a Apple deixou de oferecer suporte ao iPhone 3G, ao iPad de 1ª geração e ao iPod touch de 2ª e 3ª gerações. A última atualização para o software foi lançada no dia 7 de maio de 2012 e o suporte para o sistema operacional foi encerrado em 2014.
Imagem de divulgação do iOS 5, em 2011
Reprodução/Apple
6. iOS 6 – 2012
A chegada do iOS 6 foi marcada pela crescente competição entre a Apple e o Google, que estava aprimorando o sistema Android. O novo software do iPhone, lançado em 19 de setembro de 2012, apresentou ao mundo a assistente virtual Siri, uma tecnologia revolucionária que funcionava por comando de voz. Nessa disputa entre as Big Techs, o Google lançou no mesmo ano o Chrome para Android e iOS, Google Drive e Google Play.
Mesmo com a inovação da assistente virtual, o iOS 6 recebeu críticas ao lançar o próprio aplicativo Maps, concorrente do Mapas do Google, que apresentava alguns bugs, direções ruins e problemas com alguns percursos. As reclamações foram tantas que o então chefe de desenvolvimento do iOS, Scott Forstall, foi demitido após se recusar a fazer um pedido público de desculpas para o público.
Apesar das reclamações e das disputas no mundo corporativo, foi na sexta geração do software que chegaram aos iPhones a “Wallet”, carteira digital da Apple, e a função “não perturbe”. Apesar de não deixar de dar suporte para outros dispositivos, os iPhones 3GS e 4, e o iPad 2, não puderam usar todos os recursos do iOS 6. A versão final do sistema foi lançada em 19 de setembro de 2012 e o suporte encerrado em 2015.
O iOS 6 foi lançado para o iPhone 5 e ficou marcado pelos problemas no Maps
Reprodução
7. iOS 7 – 2013
A chegada do iOS 7 foi marcada por reclamações e resistência por parte do público. Em 18 de setembro de 2013, o software foi divulgado com um design mais moderno, porém com fontes pequenas e finas que eram difíceis de serem lidas por alguns usuários. Outra reclamação que sempre surgia na época era sobre as animações frequentes que causavam enjoo durante o uso.
Após a demissão de Scott Forstall, engenheiro de software da Apple na época, o desenvolvimento do iOS foi supervisionado por Jony Ive, chefe de design da Apple, que antes só havia trabalhado em hardware. Além da nova interface, a central de controle foi atualizada, com acesso rápido a funções cotidianas como Wi-Fi e dados móveis.
O iOS 7 também trouxe o AirDrop, o recurso que permite o compartilhamento fácil de arquivos entre dispositivos Apple, e o Touch ID (desbloqueio com senha digital), com uma maior segurança biométrica disponível a partir do iPhone 5s. O software não contemplou o iPhone 3GS, enquanto os iPhones 4, 4S e iPad 2 podiam usar somente alguns recursos. A última versão do sistema foi lançada em 30 de junho de 2014 e foi descontinuado em 2016.
iOS 7 foi lançado próximo do iPhone 5C
Luciana Maline/TechTudo
8. iOS 8 – 2014
Lançado em 17 de setembro de 2014, o iOS 8 apresentou uma operação mais consistente e estável em relação ao iOS 7. A Apple estabilizou as mudanças radicais que haviam sido feitas e focou em entregar novos recursos importantes, como o sistema de pagamento seguro e virtual chamado Apple Pay.
Também houve melhorias no iCloud, com a adição do iCloud Drive, semelhante ao Dropbox, da Biblioteca de Fotos e de Músicas na nuvem da Apple. O próprio Apple Music teve sua estreia em uma atualização do iOS 8 e a Apple também deu seu primeiro grande passo no mercado de saúde e fitness ao introduzir o aplicativo Health, que funciona como um controle da saúde do usuário.
Outro destaque com a chegada do iOS 8 foi o compartilhamento familiar, que permitiu aos pais o gerenciamento de permissões e compras feitas pelos filhos. O único ponto negativo do sistema foi uma atualização que precisou ser retirada do ar após apresentar problemas, ainda em setembro de 2014. No iPhone 6, por exemplo, usuários chegaram a ficar sem rede de celular e sem o Touch ID. O suporte do iOS 8 foi abandonado para o iPhone 4 e a versão final foi lançada em 13 de agosto de 2015 com o suporte encerrado em 2016.
Um bug no mês de lançamento do iOS 8 causou transtornos; sistema foi lançado para o iPhone 6 e 6 plus
Luciana Maline/TechTudo
9. iOS 9 – 2015
O iOS 9 trouxe atualizações focadas em produtividade, multitarefas e funcionalidades mais inteligentes em seu lançamento no dia 16 de setembro de 2015. Entre eles, os destaques ficaram para o recurso Night Shift, que muda as cores da tela para tons mais quentes à noite para o descanso dos olhos, e o modo de baixo consumo de energia. As novidades foram bem recebidas pelo público, porque focavam na saúde do aparelho do usuário.
Mesmo com a presença de recursos importantes, a nona geração do iOS teve como objetivo principal a solidificação da base do sistema para os próximos desenvolvimentos que seguiram. Uma reclamação constante dos usuários sobre o desempenho dos aparelhos teve melhorias: o sistema se tornou mais estável, mais veloz na capacidade de resposta e melhorou a usabilidade de dispositivos mais antigos.
Outras melhorias foram no Notas, que inseriu opções de desenhar, adicionar imagens e vincular sites. Além disso, a assistente virtual Siri, tornou-se mais proativa com sugestões contextualizadas em hora e local. O iOS 9 não deixou de ter suporte para nenhum iPhone e foi descontinuado em 2018. Apesar disso, o sistema teve sua versão final feita em 22 de julho de 2019, período em que já existia o iOS 12, atualizada para o iPhone 4, iPad 2, iPad 3 e iPad mini 1ª geração.
Sistema operacional iOS 9 foi lançado para o iPhone 6s
Thiago Lopes/TechTudo
10. iOS 10 – 2016
O iOS 10 foi lançado em 13 de setembro de 2016 com uma interligação entre os apps, que podiam se comunicar diretamente entre si no dispositivo, permitindo que um aplicativo usasse alguns recursos de outro sem precisar abri-lo. A Siri também começou a operar em outros apps disponíveis e as atualizações mostraram aos fãs da marca que a tecnologia inovadora estava voltando aos lançamentos da Apple.
Foi no iOS 10 que os usuários puderam pela primeira vez excluir aplicativos integrados, um pedido antigo do público. A tela de bloqueio recebeu uma reformulação completa, com maior personalização e interatividade, e houve melhoria na usabilidade do 3D Touch. O sistema também apresentou integrações de aplicativos no Mensagens e animações divertidas.
Nessa altura, o iOS já era considerado um espaço exclusivo por ter um sistema tão fechado, que só interage entre si. O que era mal visto por alguns, era enaltecido por outros graças à segurança e a sensação de fazer parte. O suporte do sistema foi abandonado para iPhone 4S, iPod touch 5ª geração e os iPads 2 e mini (1ª geração). A última versão do iOS 10 foi lançada em 22 de julho de 2019 e ele foi descontinuado no mesmo ano.
O iOS 10 foi lançado no mesmo período que o iPhone 7 e o iPhone SE
Reprodução/Apple
11. iOS 11 – 2017
Pela primeira vez, o iPad foi o foco do lançamento de uma nova versão do iOS, ao invés do iPhone. O iOS 11 foi lançado em 19 de setembro de 2017 e quebrou o padrão seguido desde a criação do sistema, já que ele foi originalmente criado para o smartphone da Apple e só depois expandido para outros dispositivos. Nessa atualização, a tela de descanso e a de notificações foram unificadas, permitindo visualizar e fechar alertas com um simples deslizar de dedos.
Ainda assim, a 11ª geração do iOS contou com melhorias para o iPhone, como no app Arquivos, que unificou o armazenamento entre dispositivos e serviços de nuvem. Com foco maior na produtividade do iPad, o novo sistema introduziu recursos de multitarefas para aumentar sua utilidade, com tarefas tanto para uso pessoal quanto profissional. O destaque foi para o recurso de “arrastar e soltar”, que passou a permitir a transferência de informações de um app para outro.
O iOS 11 tornou o iPad um substituto de notebooks, com maior praticidade e mobilidade. Outras novidades foram os aplicativos de tela dividida e múltiplos espaços de trabalho, um aplicativo de navegador de arquivos e o suporte para anotações escritas à mão com o Apple Pencil. Os usuários estavam ansiosos por novidades exclusivas que foram contempladas principalmente com a possibilidade da Siri realizar traduções. A versão mais atual foi lançada em 9 de julho de 2018, e o sistema não foi descontinuado até o momento. O suporte foi abandonado para iPhones 5 e 5C e iPads 3 e 4.
iOS 11 foi lançado próximo do iPhone 8 e do iPad Pro 2ª geração
Reprodução/Apple
12. iOS 12 – 2018
No iOS 12, lançado em 17 de setembro de 2018, a Apple focou mais em aprimorar recursos já existentes do que em trazer grandes novidades. A atualização trouxe os atalhos da Siri, melhorou a realidade aumentada da tela com o ARKit 2 e introduziu o Tempo de Uso, que ajuda os usuários a gerenciar melhor os períodos que ficam com o aparelho em mãos para repensarem a forma que lidam com ele.
Foi também nessa versão que as notificações passaram a ser agrupadas e surgiu o Memoji, permitindo que os usuários criassem versões animadas de si mesmos que replicam suas expressões. Além disso, a Apple otimizou o desempenho de dispositivos mais antigos, tornando o sistema mais rápido e estável.
A ausência de grandes inovações decepcionou alguns usuários, mas, por outro lado, as melhorias em recursos essenciais e o suporte aprimorado para aparelhos de fora do lançamento anual foram bem recebidos. A última atualização do iOS 12 foi lançada em 15 de julho de 2020 e o sistema continua em funcionamento, sem que nenhum dispositivo tenha sido descontinuado.
O sistema iOS 12 foi divulgado na mesma época em que os iPhones XS, XS Max e XR
Divulgação / Apple
13. iOS 13 – 2019
Com o lançamento do iOS 13, em 19 de setembro de 2019, a Apple separou definitivamente o sistema do iPhone e do iPad. O tablet passou a rodar com o novo sistema iPadOS (iniciado na versão 13), dedicado a tornar o iPad mais produtivo e uma alternativa forte e aprimorada em relação aos notebooks. Apesar da separação, ambos os sistemas mantiveram muitos recursos em comum.
O iOS 13 melhorou o desempenho do iPhone, tornando os apps mais rápidos e o desbloqueio via Face ID mais ágil. O grande destaque foi o Modo Escuro em todo o sistema, pensado para oferecer mais conforto visual. A atualização também trouxe melhorias de privacidade, como a opção de conceder acesso a um app “apenas uma vez”, além da função “Entrar com a Apple” para facilitar logins sem a necessidade de cadastros extensos.
Aplicativos como “Lembretes” e “Notas” foram aprimorados, e, em versões posteriores, o sistema passou a suportar chaves digitais de carros e incluiu uma nova categoria de sintomas no app Saúde, considerado um recurso relevante no primeiro ano da pandemia de Covid-19. O novo design e o desempenho otimizado foram bem recebidos pelos usuários, reforçando a liderança da Apple em desenvolvimento de software. A última atualização do iOS 13 chegou em 1º de setembro de 2020 e ainda está ativa. No entanto, o suporte foi descontinuado para os iPhones 5S e 6, o iPod touch de 6ª geração e para os iPads, devido à chegada do iPadOS.
O iOS 13 foi lançado junto dos iPhones 11, 11 Pro e 11 Pro Max
Reprodução/Apple
14. iOS 14 – 2020
O iOS 14 não trouxe grandes mudanças, mas apresentou diversas melhorias na interface, novos recursos e ajustes para tornar a experiência mais agradável, incluindo automações de atalhos sugeridas com base nos seus padrões de uso. A atualização foi lançada em 17 de setembro de 2020 e entre as novidades, destacaram-se os widgets na tela inicial, que ganharam mais utilidade e atualizações mais recentes sobre as informações, e o Library, que organiza automaticamente os aplicativos em categorias. Já no iMessage, tornou-se possível fixar até nove contatos no topo da lista de favoritos.
A Apple também lançou um aplicativo de tradução que suporta até 11 idiomas em tempo real. A partir de agora, basta o usuário posicionar o celular na horizontal e ativar o microfone para que a fala seja traduzida instantaneamente. Outras melhorias apresentadas incluem rotas para ciclistas no Maps e a opção de minimizar o FaceTime durante uma chamada, sem que a ligação ocupe toda a tela. A versão mais recente do iOS 14 foi lançada em 24 de maio de 2021 e o suporte ao sistema continua ativo, sem interrupção para nenhum dispositivo.
O iOS 14 foi lançado no mesmo ano em que os iphones SE (2ª geração), 12, 12 Pro, 12 Mini e 12 Pro Max.
Reprodução/Apple
15. iOS 15 – 2021
O iOS 15, assim como seu antecessor, focou mais em aprimoramentos do que em grandes inovações. Divulgado em 24 de setembro de 2021, o sistema trouxe melhorias em segurança, privacidade e bloqueio de rastreamento de anúncios, atualizações já em desenvolvimento pela Apple em outros lançamentos. A Siri também ganhou alguns upgrades e o aplicativo câmera recebeu o modo Retrato.
Ainda no contexto da pandemia, a Apple aperfeiçoou o FaceTime, melhorando a qualidade do áudio, permitindo chamadas em grupo e adicionando suporte para Android e navegadores. O modo Foco também foi atualizado, permitindo a filtragem automática de notificações com base na atividade do usuário, como exercícios ou sono, além de sugerir configurações pré-definidas para apps e contatos da escolha do usuário.
Essas melhorias em comunicação e bem-estar foram bem recebidas pelo público e a atualização em sistemas já existentes com recursos de inteligência mostraram que a Apple seguia se desenvolvendo nos últimos anos, mesmo sem grandes inovações. A última versão do iOS 15 foi lançada em 16 de maio de 2022, e o suporte ao sistema continua ativo. Entretanto, o software deixou de ser compatível com o iPhone 6 e o iPod touch (6ª geração).
iOS 15 foi lançado junto com a linha do iPhone 13, incluindo as versões mini, Pro e Pro Max.
Divulgação/Apple
16. iOS 16 – 2022
Com atualização na interface, o iOS 16 foi lançado em 12 de setembro de 2022. Entre as novidades, destacam-se melhorias no iMessage, a chegada do SharePlay ao FaceTime (permitindo dividir a própria tela com outras pessoas) e novas funções no Apple Wallet, como o Apple Pay Later (serviço de parcelamento, já descontinuado) e o Apple Order Tracking (rastreamento de pedidos). O ícone de bateria do iPhone passou a exibir a porcentagem, sem a necessidade de checagem na central de controle.
O Apple Maps ganhou um novo design e recursos como navegação em ciclismo, Look Around e percursos com múltiplas paradas. Já a tela de bloqueio passou a permitir uma maior personalização, com ajuste de fontes, adição de widgets e integração com a foto de fundo, tornando-se uma combinação de utilidade e identidade visual. Os alertas de aplicativos mudaram de lugar e passaram a ficar na parte inferior do display, o que ajuda a gerenciar cada notificação, deixando mais espaço livre no topo. As novidades surtiram efeito no público, que ficou empolgado especialmente com as novas possibilidade de personalização.
Outros destaques que tiveram elogios foram o compartilhamento simplificado de fotos por meio da Biblioteca e a expansão do modo foco. Por meio dele, os usuários puderam criar configurações específicas em momentos de trabalho ou descanso. A versão mais recente do iOS 16 foi lançada em agosto de 2024, e o sistema ainda é suportado. No entanto, os iPhones 8, 8 Plus e X deixaram de receber atualizações.
O iOS 16 foi lançado junto dos iPhones SE (3ª geração) e a décima quarta série: 14, 14 Plus, 14 Pro e 14 Pro Max
Reprodução/Apple
17. iOS 17 – 2023
O iOS 17 foi lançado em 18 de setembro de 2023, com mais conectividade, melhorias na interface e novas opções de personalização, seguindo o sucesso de sua versão anterior. Entre os destaques, surgiu o Modo Espera, que transforma o iPhone em um relógio de mesa inteligente enquanto carrega, e o NameDrop, um recurso parecido com o AirDrop que facilita o compartilhamento de informações entre aparelhos.
A 17ª geração do iOS trouxe melhorias no FaceTime e iMessage, com a inclusão de Stickers, e também widgets interativos que permitem usar funções de apps na tela inicial. Outro recurso que agradou o público foi a transcrição em tempo real de chamadas de voz recebidas, permitindo ver o conteúdo sem precisar atender. No geral, o iOS 17 acertou com seus consumidores em aprimorar o que já funcionava.
Novidade na personalização, os pôsteres de Contato permitem que o usuário escolha como seu nome e foto aparecem no telefone de quem recebe sua ligação. Já na segurança, a Proteção de Dispositivo Roubado foi aprimorada, exigindo Face ID ou Touch ID para certas ações, sem permitir o uso do código. A versão mais recente do iOS foi lançada em 16 de setembro de 2024, mas deixou de ser compatível com o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X.
Pôsteres de Contato no iOS 17 foi uma das novidades mais aguardadas por usuários do iPhone
Reprodução/Apple
18. iOS 18 – 2024
Voltando a se destacar pelas grandes inovações, o iOS 18 chegou em 16 de setembro de 2024 com a promessa de grandes mudanças que instigaram o público. A maior novidade foi a adição da Apple Intelligence, o sistema de inteligência artificial da Apple, que aprimorou a Siri, permitindo uma geração avançada de texto e imagem, que tornou as interações mais contextualizadas.
A IA também melhorou vários aplicativos: o Mail ganhou agrupamento de mensagens, resumos e novas categorias na caixa de entrada e o Fotos passou a agrupar imagens em categorias, embora a mudança tenha causado críticas. O Safari passou a resumir páginas da web para otimizar a leitura e na personalização o centro de controle foi redesenhado, oferecendo mais opções de modificação, com diferentes tamanhos e layouts para controles. Além disso, o sistema passou a permitir alterar cores e tamanhos dos apps na tela inicial.
A segurança também foi reforçada com o novo app “Passwords”, que centraliza informações sensíveis em um só lugar, e com a possibilidade de ocultar e bloquear aplicativos escolhidos pelo usuário. Outro destaque que era uma demanda dos consumidores foi a possibilidade de gravar chamadas telefônicas sem precisar de apps externos. Com foco em tornar o iPhone mais pessoal e poderoso diante da evolução da IA, o iOS 18 segue recebendo atualizações e a mais recente foi em 11 de março de 2025. O suporte foi encerrado para os iPhones X, 8, 8 Plus e SE (1ª geração).
No iOS 18, usuários poderão personalizar a Tela de Início do iPhone
Reprodução/Apple
19. iOS 26 – 2025
O iOS 26 é a 19ª versão do sistema operacional da Apple, e teve como uma das principais novidades a mudança na nomeclatura. A alteração acompanhou um reajuste da empresa, que decidiu reogranizar o nome de todos os sistemas, seguindo o ano posterior ao lançamento, assim como montadoras de carro fazem. Lançada em setembro de 2025, o software trouxe a maior inovação no design desde o iOS 7, com o Liquid Glass.
A nova característica traz um aspecto translúcido para os ícones do sistema. Além disso, otimizações foram feitas na câmera, detecção de mensagens spam, bloqueio de ligações indesejadas e novidades no Genmoji, IA da Apple que permite customizar emojis. Por fim, a emprresa adicionou o Visual Intelligence, recurso que se assemelha ao Circule para Pesquisar dao Android, demonstrando evoluções na Apple Intelligence, que sofreu críticas na versão anterior por atrasos nas entregas e quebra de promessas.
iOS 26
Victor Bastos/TechTudo
Com informações de Setapp, Netguru, Lifewire, Apple (1 e 2) e TechTudo (1 e 2)
Mais do TechTudo
Veja também: Beta público do iOS 26 chegou! Veja o tutorial passo a passo de como baixar
Beta público do iOS 26 chegou! Veja o tutorial passo a passo de como baixar