Descoberta surpreendente: DNA de lobo em quase todas as raças de cachorro
A maioria dos cachorros, incluindo o minúsculo chihuahua, possui níveis baixos, mas detectáveis, de ancestralidade de lobos pós-domesticação. Essa descoberta, publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences, revela traços herdados que podem ter oferecido vantagens únicas para a sobrevivência dos cães em diferentes ambientes humanos.
Os cientistas do Museu Americano de História Natural e do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian, nos EUA, descobriram que a ancestralidade de lobo provavelmente influenciou características como tamanho corporal, olfato e traços de personalidade dos cães. Isso aparece em uma ampla variedade de raças, das menores às de grande porte.
Evolução canina
Os cães descendem de uma população extinta de lobos-cinzentos que entrou em contato com humanos há cerca de 20 mil anos. Embora cães e lobos continuassem a viver nas mesmas regiões e pudessem produzir descendentes férteis, a hibridização pós-domesticação era rara. No entanto, os cientistas descobriram que o DNA de lobo está presente em quase dois terços dos cães de raça, resultante de cruzamentos que aconteceram há cerca de mil gerações.
Algumas raças se destacam por ter maior nível de ancestralidade de lobos, como o cão-lobo checoslovaco e o cão-lobo de Saarloos, com entre 23% e 40% de seus genomas. Outras raças, como o Grande Cão Anglo-Francês Tricolor e o Pastor de Shiloh, também apresentam níveis significativos de ancestralidade lupina.
Personalidade e ancestralidade
Os cientistas analisaram a personalidade dos cachorros a partir de descrições usadas por clubes de criadores e descobriram que aqueles com maior ancestralidade de lobos eram comumente descritos como “desconfiados de estranhos”, “independentes” e “territoriais”. Já os com menor ancestralidade lupina eram adjetivados com termos como “amigável” e “ansioso para agradar”.
Os autores ressaltam que essas descrições podem refletir estereótipos sobre as raças, e não está claro se os genes herdados dos lobos influenciam diretamente tais traços. No entanto, o estudo revelou adaptações importantes herdadas dos lobos, como a distribuição de um gene que ajuda os mastins tibetanos a tolerarem condições de baixo oxigênio no Planalto Tibetano e no Himalaia.
- As raças com maior nível de ancestralidade de lobos incluem:
- Cão-lobo checoslovaco
- Cão-lobo de Saarloos
- Grande Cão Anglo-Francês Tricolor
- Pastor de Shiloh
- As raças com menor nível de ancestralidade de lobos incluem:
- Terriers
- Cães de aponte
- Cães farejadores
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link