bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 20:15
Temperatura: -13.6°C
Probabilidade de chuva: 2%

Dezembro Laranja acende debate sobre aumento de casos de câncer de pele no Brasil

Dezembro Laranja: Conscientização sobre o Câncer de Pele no Brasil

O mês de dezembro é conhecido como o “Dezembro Laranja”, uma campanha de conscientização sobre o câncer de pele no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele representa cerca de 33% de todos os diagnósticos da doença no país, com mais de 180 mil novos casos por ano.

Os dados do Observatório do Câncer, publicação do A.C.Camargo Cancer Center, mostram que os tumores cutâneos correspondem a mais de 30% dos casos tratados na instituição nos últimos 20 anos. Além disso, um estudo publicado no Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences revelou um aumento de 57% nos casos notificados desde 2020 no país.

Causas e Fatores de Risco

Os principais fatores de risco para o câncer de pele incluem a exposição solar inadequada, o envelhecimento populacional e fatores genéticos. O líder do Centro de Referência em Tumores Cutâneos do A.C.Camargo, Dr. João Duprat, destaca a importância de reforçar o Fator de Proteção Solar (FPS) como principal defesa contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB.

Para uma proteção adequada, é preciso aplicar e reaplicar o protetor a cada 4/6 horas em uma rotina de uso diário e a cada 2 horas ao suar na prática de atividades ao ar livre ou logo após nadar. Além disso, é fundamental consultar um dermatologista ao notar qualquer mudança na pele, como pintas ou manchas, para a detecção precoce de possíveis tumores.

Prevenção e Detecção Precoce

A prevenção é a melhor alternativa para evitar o câncer de pele. Isso inclui:

  • Usar protetor solar diariamente e da forma correta
  • Ficar na sombra na praia e se exercitar ao ar livre com roupas de proteção
  • Usar bonés e chapéus para proteger a cabeça e o rosto
  • Consultar um dermatologista ao notar qualquer mudança na pele

A detecção precoce do câncer de pele é fundamental para ampliar as chances de cura. A regra ABCDE pode ajudar na identificação de sinais preocupantes, como assimetria, bordas irregulares, cores variadas, diâmetro superior a 6mm e evolução dessas mudanças.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link