Crianças e Adolescentes Brasileiros Utilizam IA para Conversar sobre Emoções
De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, 65% das crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos já utilizaram ferramentas de IA generativa. Os principais casos de uso são pesquisas escolares ou estudos, busca de informações, criação de textos e imagens e consultas sobre problemas pessoais ou emoções.
Os adolescentes de 13 a 17 anos das classes A e B são os principais usuários da IA. No entanto, para fins de conversas íntimas, a liderança é do grupo de pré-adolescentes de 13 a 14 anos. Isso mostra que a IA está cada vez mais presente nas práticas digitais cotidianas desses jovens.
- 92% dos nascidos entre 2008 e 2016 são usuários de internet, o equivalente a 24,5 milhões de brasileiros.
- O celular segue como o principal meio de acesso, seguido pela televisão e pelo computador.
- Entre as redes sociais, o WhatsApp é a plataforma mais utilizada, seguido pelo YouTube, Instagram e TikTok.
A pesquisa também constatou que a proporção de usuários dessa faixa etária que acessaram plataformas online no ambiente escolar caiu de 51% em 2024 para 37% em 2025. A provável causa é a Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas.
A IA está cada vez mais presente nas vidas desses jovens, e é importante monitorar como eles estão utilizando essas tecnologias para contribuir para a formulação de políticas e ações voltadas à sua proteção, ao bem-estar e ao desenvolvimento integral.
O gerente do Cetic.br, Alexandre Barbosa, explica que “a inteligência artificial generativa está cada vez mais presente nas práticas digitais cotidianas. Diante desse cenário, incluímos um novo indicador à pesquisa para monitorar como crianças e adolescentes estão utilizando essas tecnologias”.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link