bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 05:06
Temperatura: -17°C
Probabilidade de chuva: 0%

Conheça os hábitos que podem estar por trás da erosão dentária

Conheça os Hábitos que Podem Estar por Trás da Erosão Dentária

A erosão dentária é um processo que causa o desgaste do esmalte, a camada protetora que recobre os dentes. Esse processo pode ser causado por diversos fatores, incluindo hábitos alimentares, consumo de álcool e outras condições, e pode gerar consequências muito além da estética.

De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), a erosão dentária pode ocorrer em indivíduos de qualquer idade. A prevalência mundial de erosão dentária em dentes de leite varia de 30% a 50%, enquanto em dentes permanentes de adultos, pode chegar a 45%.

Os dentes passam naturalmente por ciclos de remineralização e desmineralização. Quando a acidez é excessiva, a perda de minerais, como cálcio, fosfato e flúor, supera a reposição, abrindo caminho para danos visíveis e incômodos.

Principais Sintomas e Causas

Os principais sintomas da erosão dentária incluem a mudança da cor dos dentes, aumento da sensibilidade dental e, em casos mais graves, os dentes ficam opacos, translúcidos nas bordas e apresentam fissuras.

Alguns hábitos, como o bruxismo, a utilização de pastas de dente muito abrasivas, o uso de escovas com cerdas pouco macias e a escovação com muita força, podem piorar o quadro.

A erosão dentária pode ter causas endógenas (do próprio organismo) ou exógenas (externas ao corpo). Os fatores de origem exógena incluem aspectos alimentares, de estilo de vida, ambientais e até ocupacionais.

Prevenção e Tratamento

Para combater a erosão dentária, é importante reduzir a ingestão de bebidas ácidas, evitar ficar com esses líquidos muito tempo na boca e não escovar os dentes imediatamente após a ingestão de bebidas ácidas.

Além disso, é recomendável beber água durante a refeição ou enxaguar a boca com água após consumir líquidos ácidos, doces e comidas em geral.

Quando o quadro já está instaurado, a abordagem terapêutica depende do nível e da severidade do acometimento dos dentes. Em casos mais avançados, o dentista pode usar resina para fazer uma restauração e devolver ao dente a estrutura perdida.

  • Reduza a ingestão de bebidas ácidas;
  • Evite ficar com esses líquidos muito tempo na boca;
  • Beba água durante a refeição ou enxágue a boca com água após consumir líquidos ácidos;
  • Não escove os dentes imediatamente após a ingestão de bebidas ácidas;
  • Use pastas de dente com flúor e evite aquelas consideradas abrasivas.

É fundamental realizar avaliações anuais com um dentista para detectar possíveis alterações precocemente e evitar tratamentos mais complexos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link