Conferência das Mulheres faz alerta sobre câncer de mama
A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) foi encerrada com um alerta importante sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo do útero. A ministra das Mulheres, Marcia Lopes, destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no cuidado com a saúde das mulheres.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente e a principal causa de mortalidade por câncer em mulheres no Brasil. Estima-se que 73.610 casos novos de câncer de mama ocorram por ano no país, com um risco estimado de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.
A detecção precoce é fundamental para o tratamento eficaz do câncer de mama. A primeira orientação do Inca é que as mulheres observem e apalpem suas mamas regularmente, e a segunda estratégia é o rastreamento pela mamografia. Além disso, a vacinação contra o vírus HPV é fundamental para prevenir o câncer do colo do útero.
- A prevenção e tratamento do câncer de mama e do colo do útero são fundamentais para salvar vidas.
- A detecção precoce é fundamental para o tratamento eficaz do câncer de mama.
- A vacinação contra o vírus HPV é fundamental para prevenir o câncer do colo do útero.
A conferência também celebrou o Dia Internacional das Pessoas Idosas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). A titular da pasta das Mulheres destacou a importância do cuidado com as mulheres idosas, que são as mais afetadas pela desigualdade de gênero, pela violência e pela exclusão.
A ministra informou que os idosos estarão incluídos no Plano Nacional de Cuidados, que será lançado pelo governo federal. “Cuidar das mulheres em todas as partes da vida é construir um Brasil mais justo”, disse a ministra.
A delegada maranhense da conferência das mulheres, Maria Gorete Cruz, de 73 anos, agradeceu o respeito das jovens mulheres brasileiras pela sua voz e a valorização da experiência que ela e outras mulheres têm.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link