Como vai funcionar a CNH sem autoescola? Confira o passo a passo
A flexibilização no processo para a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) aprovada pela Presidência da República e colocada em consulta pública pelo Ministério dos Transportes, trará mudanças significativas na forma como as pessoas obtêm sua habilitação para dirigir. Embora alguns requisitos, como a idade mínima de 18 anos e a alfabetização, permaneçam intactos, outros pontos sofrerão alterações.
Um dos principais pontos de mudança é a não obrigatoriedade de aulas teóricas, o que pode afetar cerca de 15 mil autoescolas no país. No entanto, os exames médicos, incluindo o psicotécnico e a avaliação física, continuam obrigatórios e sem redução nos valores atuais.
Abaixo, segue o passo a passo para obtenção da CNH sem autoescola:
- Abertura do processo: pode ser feita pelo aplicativo ou site do Detran de cada estado, ou de forma presencial no órgão de trânsito;
- Curso teórico: não há obrigatoriedade de 45 horas-aula, mas o candidato pode estudar para a prova por meio de cursos online oferecidos pelo Ministério dos Transportes, nas autoescolas (online ou presencialmente) e em escolas públicas de trânsito credenciadas pelo Detran;
- Coletar a biometria (foto, digitais e assinatura) no Detran de seu estado;
- Realizar os exames médicos no Detran ou em clínicas credenciadas;
- Realizar as aulas práticas em autoescolas ou com instrutores credenciados, se desejar;
- Fazer a prova teórica e acertar ao menos 70% das questões;
- Realizar a prova prática, mesmo que não tenha feito uma aula sequer de direção.
Após a eventual aprovação, o candidato receberá automaticamente a PPD (Permissão para Dirigir), que tem validade de um ano. A habilitação só será transformada em CNH definitiva se, durante esse período, não houver registro de infrações graves ou gravíssimas, além de não reincidência nas médias.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link